Atirador da Noruega comprou armas e enxofre no eBay, diz jornal britânico

Produto comprado no Reino Unido teria sido usado para fazer explosivos.
Terrorista de extrema-direita matou 77 na região de Oslo semana passada.

Da AFPO terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik, que matou 77 pessoas em ataques na Noruega em 22 de julho, comprou por intermédio do site eBay o enxofre e outros materiais que usou para fazer os explosivos usados nos ataques, afirma neste domingo (31) o jornal britânico "Sunday Telegraph".
Segundo o jornal, que afirma ter consultado as compras online de Breivik nos últimos meses, o extremista comprou em novembro passado de um vendedor de Enfield, norte de Londres, cerca de 500 gramas de enxofre em pó para produzir explosivos.
Ele também comprou algumas ferramentas de uma empresa de Sheffield, no norte.
Além disso, comprou uma arma e acessórios para ela com fornecedores na China e nos Estados Unidos.
"Quando ouvi a notícia sobre o que ele tinha feito, fiquei horrorizado e chocado, mas quando o 'Sunday Telegraph' disse que eu estava envolvido involuntariamente (...), fiquei horrorizado e chocado dez vezes mais", declarou o vendedor de enxofre Andrew Christou.
Noruegueses prestam novo tributo às vítimas do atirador, neste domingo (31), nos arredores da Catedral de Oslo (Foto: AP)
Noruegueses prestam novo tributo às vítimas do atirador, neste domingo (31), nos arredores da Catedral de Oslo (Foto: AP)

Polícia britânica suspeita que tabloide usou hackers para espionar

Scotland Yard quer saber se 'News of the World' invadiu sistemas.
Nova equipe policial vai se unir à investigação do escândalo dos grampos.

Da AFP 
 
A polícia britânica decidiu ampliar sua investigação sobre o escândalo de escutas telefônicas do extinto tabloide "News of the World" para determinar se o jornal também se utilizou do trabalho de hackers para invadir sistemas informáticos e utilizar essas informações como base para suas notícias, informou a Scotland Yard.
A polícia vai formar uma nova equipe para trabalhar em conjunto com os agentes que estão investigando os grampos que o jornal, do grupo do magnata da mídia Rupert Murdoch, realizou em grande escala em 2000, em violação do direito à privacidade.
A Scotland Yard, uma instituição afetada pelo escândalo por sua ligação com News of the World, é acusada de ter abafado a investigação sobre os grampos em 2006 e se recusou a reabrir o caso até o início deste ano.
O escândalo resultou na inesperada demissão do chefe da polícia britânica, Sir Paul Stephenson, e do chefe de contraterrorismo, John Yates.
O "News of the World", que foi fechado em 10 de julho em consequência do escândalo, é suspeito de ter espionado 4.000 pessoas, incluindo políticos, membros da família real e outras celebridades.
O magnata da mídia Rupert Murdoch durante seu depoimento desta terça-feira (19) no Parlamento britânico (Foto: AP)
O magnata da mídia Rupert Murdoch durante seu depoimento em 19 de julho no Parlamento britânico (Foto: AP)
infográfico grampos escutas ilegais 20/07 (Foto: Editoria de Arte / G1)


Obama pede apoio no Twitter e perde milhares de seguidores, diz jornal

Reportagem do 'Washington Post' fala em debandada de 30 mil seguidores.
Ao longo do dia, conta publicou mais de 100 tuítes.

Do G1, em São Paulo
 
Depois de convocar os norte-americanos, durante discurso ao vivo na Casa Branca, a manter “a pressão sobre Washington” por meio de telefonemas, e-mails e pelo Twitter e de divulgar no próprio microblog os nomes das contas dos republicanos, Barack Obama perdeu mais de 30 mil seguidores até as 18h (horário local), segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (29) no site do “Washington Post”.
Ao longo do dia, a conta @BarackObama publicou mais de 100 tuítes. Antes da debandada, a conta tinha 9,4 milhões de seguidores.

Sony fabrica 5 unidades de PS3 em homenagem à Copa de 2014

Videogame tem logo do Mundial e reprodução da bandeira do Brasil.
Três aparelhos serão entregues neste sábado em evento no Rio.

Do G1, em São Paulo
 
A Sony criou uma série limitada do videogame PlayStation 3 em homenagem à Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Foram fabricados apenas 5 videogames, que receberam pintura à mão com o logotipo da Copa e a ba ndeira do Brasil A empresa já escolheu o destino que dará a três das cinco peças. Elas serão doadas para a Escola Zico 10, para a Fundação Cafu, e para a instituição internacional Save The Children.  (Foto: Divulgação)
A Sony criou uma série limitada do videogame PlayStation 3 em homenagem à Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. Foram fabricados apenas 5 videogames, que receberam pintura à mão com o logotipo da Copa e a ba ndeira do Brasil A empresa já escolheu o destino que dará a três das cinco peças. Elas serão doadas para a Escola Zico 10, para a Fundação Cafu, e para a instituição internacional Save The Children. A entrega dos aparelhos acontecerá neste sábado (30) em evento no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

'Pro Evolution Soccer 2012' chega ao Brasil no dia 27 de setembro

Game traz Champions League e Copa Libertadores como competições.
Grêmio, Inter, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Santos estão no game.

Do G1, em São Paulo 
 
Internacional de Porto Alegre é um dos times brasileiros em 'PES 2012' (Foto: Divulgação)
Internacional de Porto Alegre é um dos times
brasileiros em 'PES 2012' (Foto: Divulgação)
A produtora Konami anunciou que o game de futebol "Pro Evolution Soccer 2012" chegará na região das Américas, que inclui o Brasil, no dia 27 de setembro, mesmo dias que o concorrente 'Fifa 12'. As versões lançadas neste dia são para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. As versões de Wii, PlayStation 2 e PSP ainda não tem data para chegar às lojas em todo o mundo. O preço do game no país não foi divulgado.
Como destaque, a versão 2012 traz de volta a narração em português de Silvio Luiz e comentário de Mauro Beting. Voltam também as licenças oficiais das competições UEFA Champions League e da Copa Libertadores. Entre os times brasileiros estão os que participaram da edição 2011 da competição sul-americana: Grêmio, Internacional, Fluminense, Cruzeiro, Corinthians e Santos.
A Konami afirma que "PES 2012" traz controle total dos jogadores, inovações da Inteligência Artificial e jogabilidade mais próxima do futebol real. Agora, os companheiros de equipe fecham os espaços do granado, defendem por zona e mantenham as linhas de defesa para minimizar as opções ofensivas do time adversário. Por outro lado, ao atacar, o jogador poderá ver seus companheiros de equipe correndo para chamar a marcação e dar ao jogador com a bola mais opções. Um novo sistema permitirá que dois atletas virtuais sejam controlados ao mesmo tempo para enganar o adversário.
Konami promete melhorias em 'Pro Evolution Soccer 2012' (Foto: Divulgação)
Konami promete melhorias em 'Pro Evolution Soccer 2012' (Foto: Divulgação)

Franceses fazem 'guerra' de desenhos com post-it em escritório

Produtora de games Ubisoft 'briga' com banco francês por melhor criação.
Criações incluem Mario, Pac-Man e personagens de 'Space Invaders'.

Do G1, em São Paulo 
 
Guerra de post-it na França (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
Funcionários da produtora de games Ubisoft e do banco francês BNP entraram em guerra pela criação do melhor personagem dos videogames feito em post-it na janela dos escritórios. As criações incluem personagens de 'Space Invaders' a itens de 'Super Mario Bros.' (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
Guerra de post-it na França (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
A disputa começou quando funcionários da Ubisoft colocaram uma imagem da nave alienígena de 'Space Invaders' feita de post-it na janela do escritório. Em seguida, funcionários do BNP fizeram o canhão que elimina as naves inimigas do game. Nos dias seguintes, as janelas dos dois escritórios começaram a ser enfeitadas com diversos personagens e ícones do mundo dos games (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
Guerra de post-it na França (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
Alienígena de 'Space Invaders' feito de post-it na janela começou batalha pela melhor criação das duas empresas na França (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
Guerra de post-it na França (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)
Até o personagem Pac-Man apareceu na janela de escritório em guerra pelo melhor desenho feito de post-it (Foto: a.thieriot/Flickr/Creative Commons/by-nc)

Corte de preço do 3DS no Brasil está sendo determinado, diz Nintendo

Donos do portátil no Brasil poderão baixar 20 jogos gratuitamente.
Para participar de programa, é necessário acessar loja virtual do videogame.

Do G1, em São Paulo
 
 
Nintendo 3DS (Foto: Divulgação/Nintendo)
Compradores do Nintendo 3DS no Brasil poderão
participar de programa que dará 20 games
de graça (Foto: Divulgação/Nintendo)
A Nintendo, após anunciar prejuízo de US$ 327,9 milhões no primeiro trimestre de 2011, anunciou um corte no valor do portátil nos Estados Unidos de US$ 250 para US$ 170. O novo preço vale a partir do dia 12 de agosto. No Brasil, a empresa afirmou ao G1 que o preço do aparelho "ainda está sendo determinado".
O Nintendo 3DS chegou ao mercado brasileiro no dia 9 de julho com o preço de R$ 1,2 mil. Embora a empresa não tenha confirmado uma redução do valor do aparelho para o país, ela confirmou que os gamers que adquiriram o portátil no lançamento nacional poderão baixar até 20 games gratuitamente pela loja virtual eShop.
Para participar do programa chamado Ambassador, o dono do Nintendo 3DS acessar a loja virtual do aparelho pelo menos uma vez até o dia 11 de agosto. Os jogos poderão ser adquiridos até o final de 2011.

Confira o comunicado da Nintendo na íntegra:
 
"A Nintendo of America anunciou uma redução de preço do sistema Nintendo 3DS nos EUA, para um valor de varejo sugerido de US$ 169,99, a partir de 12 de agosto. Os preços de varejo sugeridos no Brasil ainda estão sendo determinados. No Brasil, o programa Nintendo 3DS Ambassador, para os que já adquiriram o Nintendo 3DS, irá funcionar como anunciado: os consumidores que se conectarem ao Nintendo eShop antes de 12 de agosto terão a possibilidade de baixar até 20 jogos grátis."

Usuários do navegador Internet Explorer têm QI menor, diz pesquisa

Quem usa o Chrome e o Firefox teria QI maior.
Estudo entrevistou 100 mil usuários de navegadores de internet.

Do G1, em São Paulo 
 
Internet Explorer (Foto: Divulgação)
Internet Explorer é usado por pessoas que teriam
QI menor, diz pesquisa (Foto: Divulgação)
Uma pesquisa publicada por uma empresa canadense afirma que usuários do navegador Internet Explorer, da Microsoft, principalmente das versões mais antigas, tem o quociente de inteligência (QI) inferior ao de usuários de outros programas.
O estudo, feito pela AptiQuant, entrevistou mais de 100 mil usuários de navegadores de internet maiores de 16 anos e comparou seu teste de QI com o navegador que utiliza. O estudo afirma que os usuários do navegador Internet Explorer 6 possuem, em média, QI um pouco acima de 80, enquantoos usuários do Internet Explorer 8, tem a média de QI acima de 90.
Usuários do navegador Chrome, do Google, e do Firefox, da Mozilla, apresentaram QI acima de 110, segundo o estudo. Já usuários dos navegadores Camino e Opera tiveram resultado acima de 120 no quociente de inteligência.
A pesquisa mostra que os usuários do Internet Explorer 6 em estudo realizado em 2006 apresentaram QI mais alto do que no resultado atual. Além disso, o QI aumenta nos usuários com versões mais novas do Internet Explorer.
O estudo ainda conclui que "indivíduos com QI menor tendem a não querer mudar ou atualizar o navegador do computador". Do mesmo modo, usuários com QI maior estariam, mais dispostos a experimentar programas diferentes e testar novas atualizações dos navegadores.

Ataque contamina 790 mil páginas de sites de comércio on-line com vírus

Hackers usaram falha no software osCommerce para editar as páginas.
Sites infectados tentam explorar cinco brechas no PC do internauta.

Altieres Rohr Especial para o G1 
 
A empresa de segurança Armorize está alertando usuários da internet e donos de sites para um ataque generalizado que já teria infectado mais de 790 mil páginas na web. No Brasil, pelo menos 17 mil páginas em sites de comércio on-line também já teriam sido afetadas. Usando uma falha no sistema de comércio eletrônico osCommerce, os hackers conseguiram contaminar as páginas com um código. Quando um internauta visita uma dessas páginas, o código tenta instalar um vírus no computador.
Todos os sites infectados carregam o código malicioso de uma mesma página, o que estabelece uma relação clara entre os ataques. No início da semana, o número de páginas infectadas era de 90 mil, mas o G1 apurou que, por volta das 15h20, o número já passava de 790 mil.

Captura de tela mostra título de página alterado para carregar site contaminado (Foto: Reprodução/Armorize)
Captura de tela mostra título de página alterado para carregar site contaminado (Foto: Reprodução/Armorize)

O osCommerce é um pacote pronto para gerar sites de comércio eletrônico, sem que o dono do site precise programar uma loja virtual. O software tem seu código fonte aberto e é gratuito, o que o torna popular para a criação rápida de sites de venda de produtos. Uma falha no osCommerce permite a um hacker alterar o nome do site, colocando um código malicioso no título da página.
O código incluído nas páginas tenta explorar cinco vulnerabilidades diferentes para obter sucesso no ataque ao computador do internauta: duas falhas no Java, uma no Internet Explorer, uma no Windows e uma no Adobe Reader.
Para se proteger, usuários devem manter seus navegadores de internet e os plug-ins atualizados ou mesmo desativados, quando não forem utilizados – como é o caso do Java.
Donos de sites devem atualizar o osCommerce e, caso tenham sido atacados, reconfigurar o nome do site e templates que possam ter sido alterados pelo ataque.

Designer tenta unir games com religião ao criar jogo em pendrive

Jason Rohrer 'brinca' de deus ao criar mandamentos em 'Chain World'.
Game existe apenas em um pendrive e só pode ser jogado uma vez.

Gustavo Petró Do G1, em São Paulo
 
'Chain World', game criado para ser uma religião, foi feito em cima de 'Minecraft' (foto) (Foto: Divulgação)
'Chain World', game criado para ser uma religião,
foi feito em cima de 'Minecraft' (foto)
(Foto: Divulgação)
É possível fazer um game que transcenda os consoles e a televisão e se torne uma espécie de religião ou culto? Para o desenvolvedor de games independente Jason Rohrer, não é apenas possível, é a realidade.
Em seu game "Chain World", criado para uma competição de criação de jogos, apenas uma pessoa pode jogr por vez, já que ele está em um pendrive. Quando o personagem morre, ele deve ser passado para outro jogador, que poderá continuar o game com tudo o que foi construído anteriormente. A base dessa troca está em seis mandamentos criados por Rohrer e que "devem ser respeitados", segundo o designer de 33 anos.
Não há controle e essa é a parte mágica do que desenvolvi"
Jason Rohrer, designer de games
"Assim como Deus, eu espero que as pessoas respeitem os mandamentos que eu criei, embora eu tenha absoluta certeza que eles não serão respeitados", contou Rohrer em entrevista por telefone ao G1. "A ideia da minha criação é que, ao passar o pendrive para a pessoa seguinte, o jogador anterior, incluindo eu, o criador, não tivesse mais o controle do jogo. Qualquer pessoa pode fazer cópias, destruir o pendrive, guardar o game em casa. Não há controle e essa é a parte mágica do que desenvolvi".
Rohrer é um desenvolvedor de games independente que desde 2009 optou por ter uma vida mais simples. Com seus três filhos, ele vive com cerca de R$ 23 mil por ano, valor considerado baixo para os padrões norte-americanos e para quem trabalha na indústria de games dos EUA. Entre seus trabalhos estão alguns games de iPhone que remetem aos clássicos jogos da era 8-bits como "Passage", que dura apenas cinco minutos e fala sobre elementos da vida até a morte.
A ideia por trás de "Chain World" surgiu após Rohrer ser convidado para participar de uma competição de design de games realizada anualmente durante a Game Developers Conference (GDC) em San Francisco, nos Estados Unidos. Este ano, ele disputou com John Romero, um dos criadores do clássico "Doom", e Jenova Chen, criador de games da ThatGameCompany como "Flower", "Flow" e o futuro "Journey". "O tema em 2011 foi criar um game não sobre religião, mas que fosse uma religião", afirma. "Era necessário ter uma prática religiosa, uma prática de culto".
Embora não seja necessário finalizar um game para participar do projeto, apenas descrever o projeto durante dez minutos para o público da GDC, Rohrer conta que apresentou um jogo finalizado. "Trabalhei durante quatro dias na programação de 'Chain World' e coloquei tudo em um pendrive. No final da apresentação, passei o pendrive para uma pessoa que estava no auditório".

Os 9 mandamentos de 'Chain World'
 
1- Rode 'Chain World' por meio de um dos arquivos 'run_ChainWorld' incluídos no pendrive.
2- Inicie um jogo e selecione a opção 'Chain World'. 
3- Jogue apenas uma vez até você morrer. Criar placas de texto está proibido; o trabalho criado deve falar por si mesmo. É permitido cometer suicídio.
4- Imediatamente após morrer e ressuscitar, volte ao menu principal.
5- Permite que o que as mudanças feitas no mundo do game sejam gravadas nos arquivos do game.
6- Saia do jogo e espere até que seu conteúdo seja gravado automaticamente de volta para o pendrive.
7- Passe o pendrive para outra pessoa que demonstre interesse em jogá-lo.
8- Nunca fale com ninguém sobre o que você viu ou fez em 'Chain World'.
9- Nunca jogue o game novamente.
Quatro dias para criar um jogo pode parecer rápido, mas o designer explica que realizou uma modificação no game independente "Minecraft". O título lançado em fase experimental em 2009 por seu criador, o sueco, Markus Persson, e permite que o jogador crie praticamente qualquer coisa dentro do mundo virtual ao montar e destruir blocos. "A diferença é que eu criei 'scripts' que permitem registrar o que é feito no jogo após ele ser copiado no computador e depois ser reenviado ao pendrive quando for concluído", explica.
O "lance", segundo ele, são os mandamentos criados para "Chain World". Eles são nove e estão disponíveis em um arquivo de texto dentro do pendrive. "Os mandamentos incluem que o pendrive ser passado para outra pessoa, o número de vezes que a pessoa jogou e o que foi feito dentro do título. O que eu quis foi criar as regras e saber que as pessoas podem quebrá-las. Tem coisas lá dentro eu que criei e, agora, outro criou, e deve haver coisas novas que alguém está criando ou destruindo neste lugar enquanto alguém está lendo esta reportagem", explica. "As pessoas podem modificar os mandamentos dentro do arquivo de texto, assim como os humanos fizeram com mandamentos das religiões ao longo da História".

Jason Rohrerm designer de games independentes e criador de 'Chain World' e seus três filhos (Foto: Arquivo Pessoal)
Jason Rohrerm designer de games independentes e criador de 'Chain World' e seus três filhos (Foto: Arquivo Pessoal)
O mais curioso é que não existem imagens ou vídeos de "Chain World" na internet, algo comum de se encontrar até em games menos expressivos. Em três meses em circulação, o título foi jogado por apenas três pessoas, segundo o designer, número incrivelmente inferior a jogos populares como "Call of Duty: Black Ops", que em apenas um dia nas lojas vendeu cerca de 5,4 milhões de cópios nos Estados Unidos. Obviamente, o game de Rohrer não foi feito para ser comercializado.
Após ter apresentado "Chain World" na GDC, ocasião que Rohrer afirma ter tido medo de ser vaiado por conta de sua criação, ele passou o pendrive para uma pessoa que o assistia. "Depois de jogar, ele me perguntou se podia colocar o pendrive em um leilão no qual o dinheiro arrecadado seria enviado para instituições de caridade". "Chain World" foi vendido por US$ 3,3 mil na ocasião.
'Passage' é um dos games de Rohrer. Ele está disponível para iPhone por US$ 1 (Foto: Divulgação)
'Passage' é um dos games de Rohrer. Ele está
disponível para iPhone por US$ 1 (Foto: Divulgação)
Entretanto, quando perguntado se, caso alguma grande empresa como Activision ou Electronic Arts se interessasse em comprar a ideia do título para lançá-lo nas lojas se Rohrer a venderia, a resposta foi um "talvez" junto com muitas risadas. "A ideia é manter esse lado místico e por isso, tirando o fato de que o jogo é apenas um projeto para uma competição, duvido muito que isso aconteça".
A repercussão em cima de "Chain World" serviu de inspiração para outros desenvolvedores. "Fico surpreso em saber que já tem gente copiando [o jogo]. Há um servidor de 'Minecraft' que permite apenas uma pessoa jogando por vez e armazena o que o usuário anterior criou", afirma o designer.
Apesar de ter sido um projeto apresentado em uma competição, "Chain World" se tornou um objeto desejado, atraindo curiosidade dos desenvolvedores de games, embora ninguém o tivesse jogado. "Nunca imaginei que o jogo tivesse essa repercussão. Não é algo que eu faria de novo. Ele é uma criação única. Fazer com que o jogo seja algo único no mundo, mexer com o elemento espiritual das pessoas é algo difícil de repetir quando algo fica popular demais. O que fiz, contudo, foi o melhor em termos de design para resolver o problema apresentado pela competição de design de games".

Capa de 'Nevermind', do Nirvana, é removida do Facebook, diz revista

Álbum da banda americana completa 20 anos e será relançado.

Exclusão foi por 'violação dos termos de uso', segundo 'Hollywood reporter'.
Do G1, em São Paulo
 
Capa do disco 'Nevermind', do Nirvana (Foto: Divulgação)
Capa do disco 'Nevermind', do Nirvana
(Foto: Divulgação)
A imagem da capa do disco "Nevermind", do Nirvana, teria sido removida do Facebook, por violação dos termos de utilização do site, informou nesta quarta-feira (26) o site da revista "Hollywood reporter".
A foto que estampa o disco de 1991 da banda liderada por Kurt Cobain, no entanto, voltou a ser a imagem principal da página dedicada ao Nirvana. "Nevermind" ganhará uma reedição de aniversário. O álbum completa 20 anos.

O motivo foi o seguinte, segundo o "Hollywood reporter": "O Facebook não permite fotos que atacam um indivíduo ou grupo, ou que contenham nudez, drogas, violência ou outras violações dos termos de uso".

Celular não altera risco de câncer em crianças, diz estudo

Temor era que radiação pudesse prejudicar cérebro em formação.

Pesquisa foi realizada com pacientes entre 7 e 19 anos nos EUA.
Da Reuters
 
Crianças e adolescentes que usam celulares não estão expostos a um risco maior de desenvolver câncer no cérebro em relação a quem não usa esses aparelhos, aponta um estudo junto a pacientes de 7 a 19 anos divulgado nesta quarta-feira (27).
A pesquisa, publicada no Jornal do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, diz respeito a temores de que crianças possam ser mais vulneráveis a riscos de saúde em decorrência da radiação eletromagnética dos celulares.
Como o sistema nervoso das crianças estão em desenvolvimento, há temores de que a radiação dos celulares possa penetrar mais fundo em seus cérebros.
Mas o estudo, o primeiro a analisar especificamente crianças e o risco de câncer associado a celulares, descobriu que pacientes com tumor no cérebro não têm propensão de usar celulares mais regularmente do que os que não têm câncer.
"Se o uso de celular fosse um fator de risco, seria de se esperar que pacientes com câncer usassem mais o aparelho", disse o professor Martin Roosli, que conduziu o estudo no Instituto Tropical e de Saúde Pública, na Basileia, Suíça.
Parte do financiamento para o estudo veio da Fundação Suíça de Pesquisa sobre Comunicação Móvel, que é em parte apoiada por operadoras de telefonia celular da Suíça. As operadoras não foram envolvidas no projeto do estudo ou no recolhimento, análise ou interpretação dos dados, segundo os autores.
Após cerca de 30 anos da introdução comercial dos celulares no mundo, cerca de 5 bilhões de aparelhos estão em uso atualmente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) retomou o interesse sobre possíveis riscos à saúde causados por dispositivos móveis depois que informou em maio que o uso de um celular pode aumentar o risco de surgimento de certos tipos de tumores no cérebro.
A pesquisa de Roosli, conduzida entre 2004 e 2008 na Noruega, Dinamarca, Suécia e Suíça, avaliou o uso de celulares entre 352 pacientes com câncer e 646 participantes de um grupo de controle.
Cerca de 55% dos pacientes tiveram um uso regular do celular ante taxa de 51% entre os integrantes do grupo de controle, segundo o levantamento, que definiu como usuário regular aquele que em média faz pelo menos uma chamada por semana.
"O que descobrimos é que não há diferença (significativa) na quantidade de uso", disse Roosli à Reuters, acrescentando que se houver algum risco, "ele seria realmente muito pequeno".
O estudo envolveu entrevistas ao vivo e Roosli comentou que não pode ter certeza sobre a precisão das lembranças de uso de celular pelos entrevistados.
Um crítico da pesquisa afirmou que os resultados não trazem garantias.
"Tumores cerebrais podem levar 10 anos para se formar e crianças jovens certamente não são usuárias intensas de celulares por muitos anos", disse Devra Davis, autor do livro "Disconnect: The Truth About Cell Phone Radiation" ("Desligue: A Verdade sobre a Radição do Celular", em tradução).

Mario e Sonic se unem novamente em game das Olimpíadas de 2012

Jogo tem previsão de lançamento para o Wii em novembro.

'Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games' tem futebol como novidade.
Do G1, em São Paulo
 
Sonic participa de esportes olímpicos ao lado de Mario (Foto: Divulgação)
Sonic participa de esportes olímpicos ao lado de
Mario (Foto: Divulgação)
Após os dois maiores rivais dos games terem se unido para "participar" das Olimpíadas de 2008, realizada em Pequim, na China, Mario e Sonic voltam a formar parceria para os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecerão em 2012. Eles estarão juntos no game "Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games" para o Wii e o Nintendo 3DS.
A Sega, produtora do jogo, afirma que a nova versão trará mais de 50 provas olímpicas, incluindo futebol e equitação. Natação, atletismo e tênis de mesa, presentes na edição anterior, estão de volta e poderão ser jogados em novos modos de desafio contra amigos. No Nintendo 3DS, a Sega afirma que o destaque será poder jogar as modalidades em 3D.
A versão para Wii de "Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games" tem previsão para chegar às lojas dos Estados Unidos no dia 15 de novembro, enquanto a do portátil deve ser lançada em fevereiro de 2012. De acordo com a produtora, o primeiro game com a dupla vendeu mais de 19 milhões de unidades em todo o mundo.

Game das Olimpíadas 2012 com Mario e Sonic chega em novembro para o Wii (Foto: Divulgação)
Game das Olimpíadas 2012 com Mario e Sonic chega em novembro para o Wii (Foto: Divulgação)

Oscar dos hackers premiará ataques que causaram mais prejuízos

Sony será reconhecida por ter sido vítima de ataques.

Pwnies será realizado na próxima semana e quer 'reconhecer trabalho hacker'.
Da Reuters
 
Imagem usada pelo Lulzsec. Grupo vazou dados da polícia do estado do Arizona (EUA), da companhia de telefone AT&T e do provedor AOL (Foto: Reprodução)
Imagem usada pelo Lulzsec, grupo hacker
que concorre ao prêmio 'Epic Ownage'
(Foto: Reprodução)
A comunidade hacker está organizando sua própria versão do Oscar. Dois grupos de "hackers ativistas" e o Wikileaks estão concorrendo para levar o prêmio.
A Sony também será reconhecida na cerimônia, a ser realizada na semana que vem, pela duvidosa distinção de ter sido vítima de hackers.
Embora o Pwnies, como foi batizado o evento, possa ter conotação humorística, o prêmio representa uma séria tentativa de reconhecer as pessoas e eventos de maior impacto para a comunidade hacker no último ano, disse Dino Dai Zovi, um dos organizadores.
Ele é um dos diversos juízes do Pwnies que selecionará os vencedores de uma lista de candidatos indicados pelo site da organização.
Pwnies é pronunciado "ponies" e se refere à gíria hacker "Pwned", que significa "owned", ou algo como "tá dominado", em tradução.
Os vencedores receberão uma fantasia pintada de dourado da série de desenho animado da Hasbro "My Little Pony", em uma cerimônia a ser realizada na conferência de hackers Black Hat em 3 de agosto, Las Vegas, Estados Unidos.
Os grupos de hackers Lulz Security e Anonymous estão entre os indicados para a categoria "Epic 0wnage", ou ação hacker épica, por terem sido responsáveis pelos ataques que causaram mais danos, tiveram maior repercussão ou foram mais hilários no último ano.

'Rock Band' alcança 3 mil músicas em seu catálogo

Game alcançou 100 milhões de músicas vendidas em maio.

Promoção dará 3 mil músicas para os jogadores.
Do G1, em São Paulo
 
Rock Band 3 (Foto: Divulgação)
Rock Band 3 (Foto: Divulgação)
O game musical "RockBand" alcançou a marca de 3 mil músicas em seu catálogo desde o seu lançamento em 2007. Para comemorar, a desenvolvedora Harmonix lançou uma promoção que premiará os vencedores com 100 canções. Serão distribuídas 3 mil canções no total.
Para participar, o jogador deve seguir a conta de RockBand no Twitter e enviar uma mensagem com a tag #RB3000, na página oficial do game no Facebook ou publicar mensagem no fórum oficial da Harmonix. A promoção é válida até a noite de quinta-feira (28).
"RockBand" foi lançado em 2007 e ganhou duas versões, além de edições especiais de bandas como Beatles e Green Day e para portáteis e celulares. Em maio, a Harmonix anunciou a venda de mas de 100 milhões de músicas extras adquiridas por meio de download, vendidas por meio das lojas virtuais dos videogames.
Como outros games musicais como "Guitar Hero", "RockBand" usa controles que simulam instrumentos musicais para que os gamers toquem guitarra, bateria, baixo, teclado e possam cantar com um microfone.

Celulares e eletroeletrônicos lideram ranking de reclamações dos Procons

Oi lidera ranking de empresas mais reclamadas, diz Ministério da Justiça.

Produtos somam 55,74% do total de queixas; só celular tem 17,6%.
Do G1, em São Paulo
 
capa p grossa (Foto: Reprodução RPC TV)
Foram mais de 21 mil reclamações de consumidores contra
problemas relacionados a celulares (Foto: Reprodução)

As reclamações relativas a aparelhos celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos aparecem no topo do ranking do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, divulgado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça nesta quarta-feira (27). Juntas elas somam 55,74% do total de reclamações recebidas pelo órgão.
Em segundo lugar aparecem as queixas ligadas a assuntos financeiros – como bancos, financeiras e cartões de crédito –, com 21,46% de participação. Os serviços considerados essenciais (tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária, etc.) ocupam o terceiro lugar no cadastro de reclamações, somando 14,81% do total.
Os dados referem-se ao período que vai de setembro de 2009 a agosto de 2010. As reclamações são consideradas fundamentadas depois de recebidas e analisadas pelo Procon por meio de processo administrativo. O cadastro de reclamações existe desde 2006.
CelularNa categoria produtos, das 68.373 reclamações, 21.609 referem-se a celulares. O que significa dizer que aparelho de telefone celular corresponde, sozinho, a 17,6% de todo o Cadastro Nacional 2010.
Confira abaixo as dez empresas mais reclamadas no Cadastro Nacional 2010:
Posição Empresa Nº de reclamações
Oi 8.328
Itaú 5.015
Claro/Embratel 4.381
LG 3.413
Bradesco 3.222
Sony Ericsson 3.176
Samsung 3.130
TIM/Intelig 2.668
Vivo 2.250
10º Ricardo Eletro 2.088

Para a Oi, “os rankings não consideram a proporção da quantidade de atendimentos com relação à base de clientes, o que gera análise distorcida, já que o número de clientes do setor de telecomunicações é muito superior aos demais setores e segmentos de mercado”. A empresa diz, ainda, que falta uniformidade nos critérios de consolidação dos dados.
“A Oi mantém equipes técnicas trabalhando em projetos de melhoria de qualidade, o que se reflete na redução de mais de 25% dos atendimentos nos Procons (comparando o primeiro semestre de 2011 com o mesmo período de 2010), segundo dados do Sindec. A Oi assumiu compromisso com o DPDC de interação colaborativa e tem feito todos os esforços para assegurar a melhoria no atendimento e nos serviços.”

Para o Itaú Unibanco, os números do cadastro referentes a setembro de 2009 a agosto de 2010 mostram melhora em alguns indicadores e justificam o esforço que a instituição vem fazendo para melhorar o atendimento e solucionar os problemas de seus clientes.
O banco destaca que o relatório indica duas melhoras. “A primeira é a queda de 22% no comparativo entre 2009 (21%) e 2010 (16%) da participação do Itaú nas reclamações de Assuntos Financeiros. A segunda é uma evolução de reclamações menor do que a do segmento financeiro, que teve um crescimento de 45% no volume total das queixas, ante expansão de 12% do Itaú Unibanco.”
Procurado, o Bradesco disse que "reduzir os índices de reclamação é objetivo permanente" da instituição. Segundo o banco, todos os apontamentos feitos são acompanhados de perto pela ouvidoria, que sempre esclarece a manifestação ao cliente ou usuário.
A Samsung destacou que “está comprometida em atender integralmente ao Código de Defesa do Consumidor”. A empresa garante que todas as reclamações recebidas são atendidas por uma equipe de especialistas que procuram dar a melhor solução ao do cliente, no menor prazo possível. “É de interesse da Samsung sanar qualquer eventual problema que aconteça com seus equipamentos, atendendo sempre aos interesses do cliente.”
A empresa destaca, ainda, que está inaugurando em várias cidades centros de serviço com o intuito de oferecer suporte e reparo para seus produtos.
Segundo a TIM, a maior parte de suas demandas no ranking do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) são queixas relacionadas a cobranças impactadas, principalmente, pelo aumento do acesso à internet no celular, por conta do aquecimento das vendas de smartphones. “A empresa prontamente identificou a complexidade da tarifação de dados e os problemas de entendimento dos usuários e alterou seu portfólio de plano de dados (...).”
“Os indicadores que medem as reclamações já começaram a responder a essa mudança. No segundo trimestre de 2011, a empresa reduziu em cerca de 3% o volume de reclamações recebidas em relação ao primeiro trimestre do ano (...), mesmo diante de um crescimento de 4% da sua base de usuários no período.”
A Vivo destaca que “mantém esforços contínuos para assegurar a melhor qualidade de conexão e de atendimento aos clientes”. “Os resultados do trabalho podem ser mensurados pelo desempenho obtido no Índice de Desempenho de Atendimento (IDA), divulgado mensalmente pela Anatel. O último IDA disponível, referente a maio, aponta a Vivo com índice 99,3 -- melhor desempenho entre as grandes operadoras de telefona móvel em atividade no Brasil.”
Para a empresa, este patamar alcançado reflete “os intensivos investimentos voltados à melhoria de processos, da infraestrutura e da capacitação de seus colaboradores”.
A Máquina de Vendas, controladora da Ricardo Eletro, informou que "investe continuamente no aperfeiçoamento dos seus processos internos e na capacitação de seus colaboradores no atendimento aos pedidos dos seus clientes".

Brasil tem 71 automóveis elétricos emplacados em quatro anos

Maioria pertence a frotas de empresas, sobretudo as de energia.
Há três modelos à venda, somente um para pessoa física.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo
 
vaga carro elétrico shopping iguatemi (Foto: Alexandre Nascimento/G1)
Shopping de SP tem vagas para carro elétrico,
com tomada (Foto: Alexandre Nascimento/G1)
Quatro vagas em um dos maiores shoppings de São Paulo estão prontas para receber veículos elétricos e recarregar suas baterias, mas os postos atualmente são ocupados só por carros comuns. O Brasil possui apenas 71 automóveis elétricos atuais emplacados, segundo levantamento do G1, sem contar os modelos normais adaptados artesanalmente para rodar com motor elétrico. Somente um pertence a pessoa física, os demais fazem parte de frotas de empresas ou organizações.
Para efeito de comparação, nos Estados Unidos, onde o governo dá isenção de taxa para a compra desse tipo de veículo, somente o modelo Leaf, da Nissan, vendeu 3,9 mil unidades de dezembro passado, quando foi lançado, até agora.
O automóvel elétrico começou a circular no Brasil em 2007, com o início da produção do Fiat Palio Weekend Elétrico, para empresas de eletricidade parceiras do projeto. Atualmente, a Mitsubishi é a única a oferecer um modelo, o i-Miev, também para pessoa física, mas somente sob encomenda. Segundo a fabricante japonesa, apenas uma unidade foi comercializada até agora, para uma companhia.
Arte carro elétrico (Foto: Editoria de Arte/G1)

Do Palio Elétrico há 58 unidades em circulação no país, todas emplacadas. Uma delas é do consulado da Itália. A montadora italiana já prepara o substituto do modelo no Brasil, segundo o coordenador brasileiro do projeto de veículos elétricos da Itaipu Binacional, Celso Novais. Rodam na empresa 28 unidades do Palio elétrico.
 
Indiano e norueguês

A importadora Cam Brasil conseguiu trazer da Índia, em 2008, nove unidades do modelo indiano Mahindra Reva i, mas já encerrou as compras por falta de interessados. Assim, a parceria que tinha com a ElecTrip, empresa que vende o modelo em São Paulo, acabou.
“O negócio não virou e desistimos de importar o carro”, diz Victor Levy, proprietário da ElecTrip. Ele tem ainda “em estoque” duas unidades, emplacadas, esperando um comprador. Uma deles foi licenciada em seu nome, como pessoa física.
Outro elétrico que circula no Brasil é o também importado Think. A CPFL Energia trouxe três unidades do carro da Noruega para sua frota.
Enquanto isso, em São Paulo, a Nissan negocia com a prefeitura a venda do modelo Leaf para ser integrado à frota da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) até o fim de 2012.
O carro foi mostrado durante o encontro de prefeitos de 40 metrópoles do mundo, o C40, em junho passado, na capital paulista. Na época, a montadora, a Prefeitura e a AES Eletropaulo firmaram acordo para estudar a viabilidade de instalar postos para recarga de veículos elétricos na cidade.
 
Falta infra-estrutura

Apesar da pequena quantidade de elétricos em circulação, o Brasil já mostra carência em infra-estrutura — não há nenhum sistema de carga rápida, por exemplo.
O que tem ajudado as montadoras é o marketing de empresas que começaram a injetar dinheiro em locais públicos e privados para receber esses carros. A esperança das montadoras é que este passo inicial incentive as compras por pessoa física.
A lógica é explicada pelo diretor-presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Pietro Erber. Segundo ele, o governo tem interesse no carro elétrico, mas desde que seja fabricado localmente. “Para isso, precisa-se de um mercado amplo, o que exige preço competitivo e infra-estrutura. Porém, ninguém vai investir em infra-estrutura, se não tiver mais carros elétricos em circulação”, resume.
 
Recarga no shopping e em condomínio

Entre as primeiras iniciativas para receber modelos elétricos está a do Shopping Iguatemi, em São Paulo, que já possui “vagas verdes”, com tomadas individuais para carregar os carros. Não se trata de um ponto de recarga rápida, porém é o primeiro espaço com essa proposta no país.
“Acreditamos que, no mundo de hoje, com a questão da sustentabilidade, carros elétricos sejam uma boa alternativa. É uma questão de tempo para que a frota cresça. Então, por isso, nos antecipamos e já dispomos de quatro vagas para recarga de carros elétricos em nosso estacionamento”, diz o gerente geral do shopping, Ivan Murias.
 
Também na capital paulista, garagens de alguns empreendimentos de luxo terão estrutura para fiação e relógios de medição de consumo individuais, para o futuro uso de modelos elétricos. Em um dos imóveis da Tecnisa, ainda em construção, toda a garagem vai ter preparação para o ponto de abastecimento. O proprietário que precisar usar o sistema só precisará comprar a tomada adequada para recarregar o carro.
O diretor de marketing da construtora, Rogério Santos, afirma que se trata de valorizar o apartamento, até mesmo para uma futura revenda. “Nosso empreendimento fica pronto em três anos, então temos que pensar além. O imóvel está preparado para o futuro”, diz Santos. Outro projeto imobiliário na capital paulista, da BKO, também tem a inclusão de cinco vagas com estrutura para abastecer carros elétricos.
Voltagem
"O sujeito que morar em um prédio ou escritório que tenha essa facilidade vai ter um estímulo maior para comprar um carro elétrico”, afirma Erber, da Associação Brasileira de Veículos Elétricos. No entanto, ele ressalta que a recarga em condomínios deverá ser bem gerenciada e coordenada com a empresa fornecedora de energia elétrica. “É fundamental não recarregar na hora de maior demanda, para não onerar o sistema."

Protótipo de posto recarga para carros elétrico da CPFL Energia (Foto: Divulgação)
Protótipo de posto recarga para carros
elétrico da CPFL Energia (Foto: Divulgação)
O ideal, segundo Erber, é que essas redes de garagens tenham tensões mais altas do que as normais de 110V,  como no caso do Sudeste, com a adaptação para o 220V. “Em tensão maior o tempo de recarga cai de 8 horas para 4 a 6 horas”, afirma o especialista.
Por esse motivo, a CPFL Energia já faz testes de pontos de recarga de veículos elétricos e plug-in (carros híbridos, com motor elétrico que predomina sobre o motor a combustão) na sua sede em Campinas, no interior de São Paulo. O projeto do Eletroposto é brasileiro e o protótipo foi montado no país. No entanto, para continuar o programa, a empresa afirma precisar de incentivos do governo.
 
Preço alto

Apesar de ser possível a homologação de modelos elétricos, ainda não há nenhuma legislação específica. Fora isso, na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), os elétricos se encontram na categoria “outros”, ou seja, mesmo sem poluírem, o imposto é de 25%. Para modelos a gasolina, o IPI vai de 7% a 25%. Para os flex, de 7% a 18% -ele varia de acordo com a cilindrada do veículo.
“Não existe nenhum indício de que o governo vai incentivar a venda de carros elétricos”, diz o diretor da comissão técnica de veículos elétricos e híbridos da Sociedade Brasileira de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Ronaldo Mazará Jr. Segundo ele, as montadoras só vão investir quando sentirem boa perspectiva no país. “É triste dizer isto, mas a gente não tem absolutamente nada. Somente dúvidas, nenhuma certeza”, lamenta.
 
Híbridos somam 127 unidades vendidas

Enquanto isso, os modelos híbridos — movidos pela combinação de um motor principal a combustão e outro elétrico — ganham espaço no segmento de luxo. Pioneira no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz vende desde julho de 2010 o modelos S 400 Hybrid, que custa US$ 253 mil. Até junho deste ano, foram vendidas 21 unidades do carro. Mais barato, o Ford Fusion Híbrido sai por R$ 133,9 mil e soma 106 unidades vendidas até junho, volume considerado positivo, ao considerar que o carro foi lançado em novembro do ano passado.

Pacotão de segurança: computação forense e proteção total do PC

Coluna também comenta a segurança de teclados virtuais.
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Altieres Rohr Especial para o G1*
Header Coluna Altieres - Segurança Digital (novo nome - ATENÇÃO) - VALE ESSE - ULTIMO - FINAL (Foto: Editoria de Arte/G1)
Conjunto de procedimentos para preservação, coleta e análise de evidências digitais formam a computação forense (Foto: Reprodução)
Conjunto de procedimentos para preservação,
coleta e análise de evidências digitais formam a
computação forense (Foto: Reprodução)
>>> Material sobre computação forense 
Gostaria de saber sites e onde eu possa encontrar apostilas pra estudar sobre técnicas de forense computacional.
 
Bruno Rocha (via Twitter) 

Para os leitores que não conhecem o termo, “forense” é o conjunto de técnicas de coleta e análise de dados usadas em investigações, sejam elas de incidentes criminais ou dentro de uma empresa. Os especialistas nessa prática são mais conhecidos pelo nome de “peritos”. A forense tradicional envolve conhecimentos variados em ciência – química, física, biologia – para se conseguir a informação desejada.
A Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) tem algumas informações sobre a área. Já foi citada aqui na coluna a revista da organização, que em seu número 21 discute uma fraude de notas pretas – uma fraude tipo nigeriana que normalmente começa em computador (via e-mail) e depois passa para o mundo real.
A “forense computacional” discute exclusivamente as áreas da forense ligadas à informática. Em algumas definições, restringe-se exclusivamente aos dados armazenados e, mais especificamente, em mídia magnética (discos rígidos). O próprio termo, porém, não é bem definido, justamente pela variedade de conhecimentos que podem ser úteis a um perito.
Os melhores sites para obter informação sobre a área, claro, são os sites de pesquisa. Você vai encontrar diversos blogs e artigos. Como sempre, os melhores materiais estão em inglês. Procure material sobre o software EnCase, uma das ferramentas mais utilizadas na área.
Não se esqueça também de livros. Os livros nem sempre estão atualizados como artigos recentemente publicados na web, mas normalmente são escritos com uma qualidade superior de edição, didática e verificação da informação, sendo ideais para quem ainda não começou na área. O livro de forense da série Hackers Expostos é um exemplo de material bastante didático e introdutório.
Existem também cursos na área, porque a computação forense é realmente uma área extensa que exige constante aprendizado. Qualquer conhecimento sobre o funcionamento do Windows, aplicativos, rede e funcionamento do PC são úteis – basta que você saiba aplica-los em uma investigação.
É preciso também conhecimento sobre legislação para saber a forma de apresentar evidências em um tribunal, já que o objetivo final do perito é normalmente apresentar sua análise legalmente.

Proteção do PC envolve mais do que softwares (Foto: Divulgação)
Proteção do PC envolve mais do
que softwares (Foto: Divulgação)
>>> Proteção total

Utilizo na minha máquina as seguintes ferramentas: Avast, Ad-Aware, Spybot e CCleaner. Faço uma varredura uma vez por semana. Estou totalmente protegido?
Jackson Augusto Silva do Herval

De forma alguma, Jackson. “Proteção total” é um conceito perigoso em si mesmo. No momento que você acredita estar totalmente protegido, essa crença se transforma em sua maior vulnerabilidade. Infelizmente, produtos de segurança nem sempre são éticos o suficiente em seus produtos de marketing para admitir isso. Ao contrário, vendem seus produtos com a promessa de que você não precisa mais preocupar com nada.
Isso não significa que você precisa de mais softwares. Você precisa de atitudes que não mencionou. O firewall do Windows está ativado? Você está instalando as atualizações do Windows com regularidade? Seu navegador web e os plug-ins como Flash e leitor de PDF estão em dia?
Observe que o Flash é um dos programas mais complicados de se manter atualizado, porque o software de atualização automática da Adobe só é ativado durante o reinício do sistema. No Firefox, existem avisos adicionais sobre ele, e o Chrome traz embutida a versão mais recente do Flash em cada atualização, de modo que você não precisa se preocupar com ele.
Enfim, os cuidados cotidianos jamais podem ser dispensados independentemente do tipo ou da quantidade de softwares utilizados para proteger seu computador dos ataques.

Teclado virtual do Windows não protege contra roubo de dados (Foto: Reprodução)
Teclado virtual do Windows não protege contra
roubo de dados (Foto: Reprodução)
>>> Captura de teclado virtual
Olá, gostaria de saber se existem arquivos maliciosos que conseguem informações como senhas “digitadas” em teclados virtuais, no estilo que os keyloggers fazem com o teclado normal.
Tiago Zubiolo

Com certeza, Tiago. Alguns conseguem capturar as teclas transmitidas pelos teclados virtuais, enquanto outros, mais “brutos”, capturam screenshots dos seus cliques.
Tem vírus que captura até vídeo do processo para ver todos os cliques e movimentos que você realizou.
É por esse motivo que alguns bancos têm dispensado teclados virtuais. Eles já não protegem contra as pragas mais novas que adotam essas tecnologias de captura. É por isso que alguns outros bancos ainda mudam rapidamente os números do teclado virtual quando você clica – na esperança de que a tela capturada esteja com seu mouse em um número diferente do que foi clicado. Mas se o vírus capturar vídeo, isso também não vai adiantar.
Embora existam algumas tecnologias de teclado virtual para dificultar esse processo, a melhor alternativa é não ser infectado com as dicas que a coluna sempre dá: atualizar o Windows, não clicar em qualquer link nas redes sociais e e-mails, evitar o download de programas em sites suspeitos, desconfiar de alertas que aparecem até em páginas “legítimas” e, na dúvida, pesquisar na web ou consultar amigos sobre conteúdo suspeito.

Ex-catador de lixo inventa fila para iPhone 5 e ganha US$ 64 mil

Mais de 150 empresas já doaram dinheiro e produtos, diz Rob Shoesmith.

Britânico criou campanha na web para chamar a atenção da mídia.
Laura Brentano Do G1, em São Paulo 
 
Ex-catador de lixo, Shoesmith atraiu a atenção da mídia quando foi contratado como executivo por uma empresa de aplicativos na Inglaterra, em 2009 (Foto: Arquivo Pessoal)
Ex-catador de lixo foi contratado como executivo por
empresa na Inglaterra (Foto: Arquivo Pessoal)
Para chamar a atenção da mídia, um ex-catador de lixo no Reino Unido espalhou na internet que irá acampar na fila pelo iPhone 5, mesmo sem o anúncio oficial da Apple. Rob Shoesmith, de 29 anos, criou uma campanha em busca de doações para que ele consiga “sobreviver” na fila sem gastar nada. O sucesso do projeto levou alguns sites a acreditarem que Shoesmith já havia começado o acampamento.
“Eu precisava de uma ideia que pudesse se espalhar pelo mundo rapidamente. Como a Apple é uma empresa enorme, pensei na possibilidade de ficar na fila pelo iPhone 5 sem gastar nenhum dinheiro, vivendo apenas de doações”, explicou Shoesmith ao G1.

Hoje publicitário, a ideia do britânico surgiu durante o seu trabalho na empresa de aplicativos MEDL Mobile. “Eu sou relativamente novo na área de marketing e precisava criar mais contatos na mídia e ser notado na indústria”, contou. Um carro de R$ 62 mil foi a maior doação já recebida por Shoesmith. “A montadora vai nos dar um veículo para transportar os produtos e para viagens futuras”, explicou.
Mais de 150 empresas já doaram para que Shoesmith dê início ao seu acampamento em frente à loja da Apple em Londres. Ao todo, ele conseguiu mais de US$ 64 mil em doações (ou cerca de R$ 100 mil), entre equipamentos para acampar, gadgets, comida, roupas e produtos de beleza.

No entanto, o publicitário ainda não está satisfeito com o número. No blog que atualiza com notícias sobre o acampamento, Shoesmith pediu a “doação” de dentistas e massagistas. "Como vou ficar um longo período acampando, devo usar esse tempo produtivamente e agendar alguns compromissos que normalmente adio por estar muito ocupado”, escreveu.
Shoesmith testa os produtos doados: cama inflável, saco de dormir e travesseiro (Foto: Arquivo Pessoal)
Shoesmith testa os produtos doados: cama inflável, saco de dormir e travesseiro (Foto: Arquivo Pessoal)
Ex-catador de lixo, Shoesmith precisou largar a faculdade de marketing por falta de dinheiro. O emprego na MEDL Mobile surgiu por meio de uma sugestão de aplicativo que ele fez à empresa. O programa para iPhone "Problem Halved" permite aos usuários compartilhar os seus problemas com outras pessoas. “Para a minha surpresa, o aplicativo atingiu o segundo lugar entre os mais baixados no iTunes no Reino Unido”, contou Shoesmith. “Devido à grande atenção da mídia que eu atraí, a MEDL Mobile me contratou como executivo de marketing”.

Shoesmith ainda não anunciou quando começará o acampamento pelo iPhone 5. “A data de início é segredo e eu divulgarei no meu blog assim que toda a estrutura estiver montada. Pode ter certeza que irei acampar durante um bom tempo”. Shoesmith promete doar todos os produtos para a caridade assim que tiver o iPhone 5 em mãos.