Google+ se torna 8º site social mais visitado dos EUA, diz pesquisa

Site cresceu após rede social ser aberta a todos os interessados.
Análise mostrou aumento de 1.269% no número de visitas em uma semana.

Do G1, em São Paulo 
 
Google+ usa critérios diferentes do Facebook para agrupar amizades (Foto: BBC)
Tela do Google+  (Foto: BBC)
O site do Google+ se tornou o 8º site social mais popular dos Estados Unidos em apenas quatro dias, depois de ter aberto a rede social a todos os interessados. Os dados foram publicados por Heather Dougherty, pesquisadora do Hitwise.
De acordo com Dougherty, o site estava em 54º lugar no período anterior à sua abertura. No último dia 20 de setembro, o Google+ passou a ser uma rede social aberta a todos --antes, era preciso ter um convite.
Além da popularidade, o site da rede "emergiu como o terceiro maior na categoria Redes sociais e Fóruns nos EUA", diz Dougherty. "Apenas um dia depois que o site foi aberto."
A análise da pesquisadora também mostrou que houve um crescimento de 1.269% no número de visitas ao Google da semana que terminou no dia 17 setembro à que terminou no dia 24.

Fundadores do YouTube relançam o Delicious

Site já tem 8 anos e permite que o usuário compartilhe links.
Fundadores do YouTube compraram o serviço do Yahoo em abril.

Do G1, em São Paulo 
 
Os fundadores do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, relançaram o Delicious, site que já tem 8 anos de existência e permite que o usuário compartilhe os links que gosta da web.
O serviço teve sua página inicial toda redesenhada e algumas funções que eram redundantes foram juntadas, diz a Avos, empresa de Hurley e Chen que comprou o Delicious do Yahoo em abril.
Detalhe da nova página inicial do Delicious (Foto: Reprodução)
Detalhe da nova página inicial do Delicious (Foto: Reprodução)
"Nós estamos orgulhosos do que construímos, mas esse processo todo trouxe o site de novo para a versão beta (de testes)", informou o time por trás do Delicious, no site da Avos. "Ainda precisamos realizar muito para concretizar a nossa visão para o serviço."
Uma nova função do serviço é a Stack, uma espécie de "playlist de links". "São coleções de links que você pode compartilhar", diz a equipe.

Atualização do Windows Phone começa a ser distribuída aos usuários

'Mango' chegará gradualmente aos aparelhos com o sistema.
A atualização conta com 500 novos recursos.

Do G1, em São Paulo 
 
Fujitsu e a Toshiba apresentaram o primeiro smartphone baseado na plataforma Mango em Tóquio (Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)
Fujitsu e a Toshiba exibem smartphone baseado
na plataforma Mango
(Foto: Toshifumi Kitamura/AFP)
A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (27), que começou a distribuir aos usuários a nova versão do seu sistema operacional, o Windows Phone 7.5. A atualização ganhou o apelido de "Mango".
A versão será distribuída gradualmente, diz a empresa, mas deve chegar a todos em até quatro semanas. "Nesta terça-feira, vamos liberar a nova versão para mais de 98% dos donos de aparelhos com o Windows Phone", afirmou Eric Hautala, da equipe responsável pelo sistema dentro da Microsoft. "Quase todo mundo vai ganhar a atualização antes."
Hautala explica que, quando o novo software estiver disponível, o usuário receberá uma mensagem pop-up em seu aparelho.
A atualização conta com 500 novos recursos, entre os quais uma versão do Internet Explorer 9 como navegador para celulares. O browser tem suporte para HTML5 e gráficos acelerados por hardware. A nova versão conta ainda com feeds do Twitter e LinkedIn integrados a cartões de contato, verificações automáticas do Facebook e acesso a mais de 17 mil aplicativos para download no Marketplace. O Windows Phone também inclui suporte a idiomas como o português.
No Brasil, ainda não são vendidos aparelhos com Windows Phone 7. A expectativa é que o sistema chegue ao Brasil até o final de 2011.

Huawei e Discovery formam parceria para celular à prova de água

Aparelho também será resistente a poeira e choques, dizem empresas.
Modelo deve chegar ao mercado a partir do quarto trimestre de 2011.

Do G1, com Reuters 
 
A Huawei Technologies, segunda maior fabricante mundial de equipamentos para redes, e a Discovery Communications fecharam acordo para desenvolver um celular dirigido aos entusiastas das atividades ao ar livre. O aparelho levará as duas marcas.
Descrito como resistente à água, poeira e choques, o celular deve estar disponível comercialmente a partir do quarto trimestre de 2011. O modelo será distribuído por meio de operadoras de telefonia móvel e revendedores em todo o mundo, anunciou a Huawei em comunicado à imprensa.
A companhia sediada em Shenzhen foi reestruturada este ano na forma de três grandes unidades --uma fornece equipamento para grandes operadoras de redes, outra produz aparelhos de uso pessoal como celulares e tablets e a terceira fabrica produtos para uso empresarial.
A Huawei concentra seu faturamento, que atingiu 185,2 bilhões de yuan (US$ 28,9 bilhões) em 2010, principalmente nos equipamentos para redes, mas está promovendo ativamente aparelhos pessoais, devido à crescente demanda mundial por celulares inteligentes e tablets.
A Huawei e a Discovery, cujos canais de TV a cabo exibem programas de sucesso tais como 'Storm Chasers' e 'Deadliest Catch', vão vender o celular com a marca Huawei-Discovery.
O aparelho contará com recursos como GPS, lanterna, bússola e sensor de gravidade, e terá acesso ao Facebook e Twitter.
No setor de telecomunicações, a Huawei concorre com a líder de mercado Ericsson e com rivais chineses de menor porte como a ZTE no fornecimento de equipamentos de infraestrutura a operadoras de telefonia.

Firefox 7 administra melhor a memória do computador, diz Mozilla

Nova versão do navegador foi anunciada nesta terça-feira (37).
Software já pode ser baixado em português.

Do G1, em São Paulo 
 
A Mozilla anunciou, nesta terça-feira (27), o seu novo navegador, o Firefox 7. De acordo com a empresa, o software administra de maneira mais eficiente a memória do computador, melhorando, por exemplo, sua performance em longas sessões de navegação pela web.
De acordo com a Mozilla, o Firefox 7 é mais mais rápido e traz ferramentas para ajudar os desenvolvedores a criar sites e web apps. "O usuário vai notar que o Firefox está mais rápido para abrir novas abas, clicar em itens do menu e em botões dos sites", disse a companhia, em seu site.
Para os desenvolvedores, a nova versão permite a construção de experiências mais "interativas" como a do jogo Angry Birds, afirma a Mozilla.
A nova versão do Firefox vale para Windows, Mac e Linux. O programa pode ser baixado, em português, gratuitamente.
Tela de download do Firefox 7 (Foto: Reprodução)
Tela de download do Firefox 7 (Foto: Reprodução)

Feito no Brasil, Xbox 360 vai custar a partir de R$ 800, anuncia Microsoft

Modelo mais simples custava R$ 1,3 mil anteriormente.
Aparelhos serão fabricados pela Flextronics, na Zona Franca de Manaus. 

Gustavo Petró Do G1, em São Paulo 

 
Xbox 360 será fabricado no Brasil, diz fonte (Foto: Divulgação)
Xbox 360 será fabricado no Brasil, diz fonte
(Foto: Divulgação)
A Microsoft anunciou nesta terça-feira (27) a fabricação do videogame Xbox 360 no Brasil, com redução de preço de cerca de 40% em relação aos modelos importados.
Serão montados os dois modelos comercializados pela empresa, com 4 GB e 250 GB de disco rígido para armazenar games, filmes, músicas e fotos. O modelo de 4GB, vendido anteriormente por R$ 1,3 mil, passa a custar R$ 800, enquanto o de 250 GB, vendido por R$ 1,6 mil, será vendido por R$ 1,1 mil.
A empresa venderá ainda dois pacotes com o videogame e o sensor de movimentos Kinect, com preços de R$ 1,1 mil (4 GB) e R$ 1,4 mil (250 GB).
Os aparelhos fabricados no Brasil serão vendidos a partir do dia 5 de outubro nas lojas do país.
O videogame será produzido por meio de uma empresa terceirizada na Zona Franca de Manaus, a Flextronics. A Microsoft espera fabricar 17 mil aparelhos por semana no Brasil. "Inicialmente, os aparelhos serão comercializados apenas no Brasil. Quando suprirmos a demanda nacional, estudamos exportar o X360 para o Mercosul", afirma Guilherme Camargo, gerente de mercado do Xbox 360 no Brasil. Ainda, todos os componentes utilizados na montagem do console nacional são importados.
De acordo com Camargo, a empresa trabalha há dois anos para poder fabricar o videogame aqui. "Foi bastante trabalhoso conseguir criar uma fábrica fora da China e conseguimos em tempo recorde".
Até o dia 5 de outubro, os aparelhos que já estão na loja terão preço reduzido. O modelo de 250 GB de HD sairá por R$ 1,3 mil, enquanto o de 4 GB custará R$ 1 mil.
Os jogos produzidos pela Microsoft, como "Gears of War 3", grande lançamento da empresa em 2011 para o X360, começaram a ser gravados no Brasil, fazendo com que o preço dos lançamentos caísse de R$ 180 para R$ 130. Os games de catálogo, lançados há mais tempo, custam a partir de R$ 60, com games de Kinect custando R$ 100.

Cartões da Xbox Live

A Microsoft também fabricará no Brasil o cartão de assinatura do serviço Xbox Live, que permite jogar on-line e comprar games por meio de download. A assinatura da versão Gold do serviço por três meses custará R$ 44 (antes custava R$ 55) e de 12 meses por R$ 100 (antes saía por R$ 130). Os cartões de pontos, que permitem comprar os games, serão vendidos por R$ 44 (cartão de 1500 pontos) e R$ 120 (cartão de 4500 pontos).

Rumores se confirmaram

No início de setembro, a subdistribuidora da Microsoft Incomp enviou e-mail para revendas autorizadas da empresa afirmando que o Xbox 360 custaria a partir de R$ 700. De acordo com a empresa com matriz em Porto Alegre ao G1, os novos preços devem ser divulgados em breve pela Microsoft.
Rumores apontavam que o motivo da redução de preço seria por conta de que o Xbox 360 seria fabricado no Brasil. Um e-mail enviado para lojistas pela Incomp aponta que o Xbox 360 custaria o preço anunciado pela Microsoft nesta terça-feira.


Incêndio atinge fábrica de fornecedora da Apple na China

Foxconn é responsável pela fabricação de iPads e iPhones.
Segundo porta-voz, fogo não deixou feridos nem prejudicou produção.

Do G1, em São Paulo 
 
Incêndio atinge fábrica da Foxconn, fornecedora da Apple e responsável pela montagem de aparelhos portáteis como o iPad e o iPhone, em Yantai, na China. De acordo com as autoridades chinesas, o fogo foi controlado e ninguém ficou ferido. (Foto: Reuters)
Incêndio atinge fábrica da Foxconn, fornecedora da Apple e responsável pela montagem de aparelhos portáteis como o iPad e o iPhone, em Yantai, na China. De acordo com as autoridades chinesas, o fogo foi controlado e ninguém ficou ferido. (Foto: Reuters)
De acordo com um porta-voz da Foxconn, o fogo, que atingiu apenas a cobertura do prédio, não provocou danos à estrutura nem à produção da fábrica. (Foto: Reuters)
De acordo com um porta-voz da Foxconn, o fogo, que atingiu apenas a cobertura do prédio, não provocou danos à estrutura nem à produção da fábrica. (Foto: Reuters)

Robô promete colocar pacientes no hospital em contato com a família

HOSPI-Rimo permite conversar por meio de vídeo com familiares.
Máquina pode se mover sozinha pelo hospital para atender pacientes.

Do G1, em São Paulo 
 
A Panasonic anunciou o lançamento de um robô que promete colocar pacientes internados em hospitais em contato com a família e com os médicos com maior facilidade no Japão. Chamado de HOSPI-Rimo, ele permite chamar uma enfermeira e conversar com o médico e com familiares por meio de vídeo.
A máquina pode andar sozinha pelo hospital, desviando de obstáculos e se dirigindo até o quarto do paciente. Ele possui quatro lasers para medir distâncias e 27 sensores ultrassônicos para evitar colidir em objetos, pessoas ou portas. De acordo com a empresa, ele pode ainda pegar o elevador sozinho e seguir até a cama do paciente que será atendido com o serviço.
Por meio de uma câmera de alta definição, é possível conversar com familiares ou fazer uma consulta com o médico por meio de vídeo.
Ainda não há previsão de lançamento do robô no Japão.
Robô promete ajudar a vida de pacientes internados no hospital ao permitir conversar com a família por meio de vídeo (Foto: Divulgação)
Robô promete ajudar a vida de pacientes internados no hospital ao permitir conversar com a família por meio de vídeo (Foto: Divulgação)

Google muda logotipo para comemorar aniversário de 13 anos

Logo da empresa aparece com um bolo de aniversário.
Comemoração com imagem é feita desde 2002.

Do G1, em São Paulo 
 
Google muda logotipo nesta terça-feira (27) para comemorar o aniversário de 13 anos da companhia (Foto: Reprodução)
Google mudou o seu logotipo na página de buscas nesta terça-feira (27) para comemorar o aniversário de 13 anos da companhia. Em vez da imagem tradicional, a empresa colocou seu nome em uma mesa com um bolo, celebrando a ocasião. Imagens comemorativas do aniversário da companhia são publicadas no dia 27 de setembro desde 2002 (Foto: Reprodução)

Aplicativo permite publicar vídeos pelo smartphone nas redes sociais

Conheça o Socialcam, para aparelhos com sistemas Android e iOS.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.

Ronaldo Prass Especial para o G1* 
 
Header Tira-Dúvidas Tecnologia Ronaldo Prass VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte/G1)
O Socialcam é um aplicativo que permite a publicação de vídeos usando um smartphone ou tablet  (Foto: Reprodução)
O Socialcam é um aplicativo que permite a
publicação de vídeos usando um smartphone
ou tablet (Foto: Reprodução)
Existem serviços em que é possível publicar e compartilhar vídeos gratuitamente na internet. Entre eles, o mais conhecido é o Youtube. Por mais que a publicação de um vídeo não exija conhecimentos avançados em informática, ainda assim ela requer pelo menos o uso de um PC. Mas quando os vídeos são gravados com um smartphone, a tarefa fica ainda mais dispendiosa. Será preciso copiá-los para o PC e então publicá-los. Nesse caso, esse prcedimento não seria o mais apropriado quando a intenção for de compartilhar os vídeos assim que que eles forem gravados.
Nesta coluna, irei apresentar um serviço gratuito de publicação de vídeo que também funciona como uma rede social e que permite a integração dos conteúdo postado com as outras principais redes sociais.

Controle de acesso do Socialcam permite integrar-se com o perfil no Facebook (Foto: Reprodução)
Controle de acesso do Socialcam permite
integrar-se com o perfil no Facebook
(Foto: Reprodução)
O serviço

O Socialcam foi desenvolvido pelos mesmos criadores do serviço gratuito de streaming justin.tv. Embora o Socialcam não permita a transmissão em tempo real os vídeos capturados pelo smartphone, ainda assim e muito prático, pois assim que a gravação do vídeo estiver concluída, o próprio aplicativo se encarregara de submeter o conteúdo ao site.

O aplicativo

O Socialcam está disponível naloja virtual Andoid Market para os usuários do Android, assim como na App Store, para os usuários de iPhone ou iPad. Para começar a compartilhar os vídeos por meio do smartphone ou tablet, baixe o aplicativo. Já na primeira execução, será preciso informar os dados da conta de usuário do serviço. Uma facilidade é poder reaproveitar e integrar com o perfil do Facebook .
Com funcionalidades semelhantes das redes sociais, o Socialcam permite que os seus usuários possam “seguir” outros perfis, assim como possui “seguidores”, localizar outros usuários, marcar os amigos nos vídeos, receber notificações instântaneas quando for marcado em algum vídeo, comentar e curtir os vídeos.


Escolhendo as redes em que o vídeo será compartilhado  (Foto: Reprodução)
Escolhendo as redes em que o vídeo será
compartilhado (Foto: Reprodução)
Como fuciona

Execute o aplicativo instalado no dispositivo. O programa já habilita a câmera e fica aguardando apenas que seja pressionado o botão de “rec” para iniciar a gravação do vídeo. Não há limite para o tempo de gravação, mas e recomendável que se leve em conta o tamanho do arquivo, já que ele será enviado para site do serviço. Os usuários de conexão 3G precisam ficar atentos neste  detalhe, pois dependendo do tamanho do arquivo, a publicação poderá demorar, além de consumir uma boa parte da franquia de dados.
Pressionando o botão de “stop”, se preferir, é possível visualizar o vídeo antes que ele seja publicado. Senão, clique em “use” e adicione um comentário sob o video, clique em “next” para avançar. A próxima etapa da publicação permite que sejam selecionados os contatos armazenados na memóeria do smartphone e do Facebook, se preferir essa etapa pode ser ignorada.
Para finalizar, selecione as mídias e perfis (Facebook, Twitter, Email, SMS, Dropbox) onde a publicação será divulgada. Também e possível compartilhar vídeos que não tenham sido gerado pelo dispositivo móvel mas que estiverem armazenado nele.