Google anuncia ferramenta para monitorar surtos de dengue
Site relacionará dados oficiais ao aumento nas buscas por termos relacionados à dengue.
Da BBC
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Tela da ferramenta Dengue Trends, da Google (Foto: Google / via BBC) |
O Google anunciou nesta terça-feira que pretende desenvolver um sistema de alerta sobre surtos de dengue no mundo com base nos resultados das buscas sobre a doença em seu site.
A empresa criou o Dengue Trends, uma ferramenta experimental que compara buscas relacionadas à dengue na Bolívia, no Brasil, na Índia, na Indonésia e em Cingapura com dados oficiais sobre casos da doença nestes países.
De acordo com o Google, a ferramenta faz uma análise dos padrões de buscas entre os usuários para determinar se os períodos em que as pessoas pesquisam mais sobre a dengue coincidem com um aumento no número de ocorrências da doença.
"Usando dados sobre a ocorrência de casos da doença produzidos pela ONU e pelos Ministérios da Saúde dos países, conseguimos construir um modelo que oferece estimativas quase em tempo real da incidência da dengue, com base na popularidade dos termos de busca", explicou o engenheiro de softwares Vikram Sahai no blog do Google.
A vantagem, segundo Sahai, é que o modelo pode facilitar uma reação mais rápida do governo para proteger a população, já que os dados oficiais demoram semanas para serem analisados.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com o Hospital Infantil de Boston e a Escola de Medicina Harvard, nos Estados Unidos.
A metodologia utilizada na análise dos dados foi explicada em um artigo escrito para a publicação Doenças Tropicais Negligenciadas, da organização científica americana "Public Library of Science".
Padrões de busca
A ferramenta Dengue Trends faz parte do Google Correlate, um serviço inaugurado na última semana que relaciona análise de buscas no site com dados coletados em pesquisas convencionais por governos e organizações.
O Correlate foi criado após o sucesso da ferramenta Flu Trends, que monitorava as buscas sobre a gripe em todo o mundo em 2009.
Autoridades de saúde utilizaram os dados para distribuir vacinas e tratamentos para a população.
Na época, o Google publicou um relatório da pesquisa na revista Nature e foi procurado por pesquisadores que queriam usar o serviço para monitorar outros assuntos.
O Google Correlate também permite que os especialistas coloquem seus próprios dados para serem comparados com as buscas do site.
O programa assinalava quando os dados de pesquisas e as buscas online tem o mesmo padrão, como surtos de gripe acontecendo ao mesmo tempo em que aumenta o número de buscas por termos como "tratamento para gripe".
O mesmo tipo de análise de padrões será utilizado agora no Google Dengue Trends.
O especialista em prevenção de doenças da Universidade britânica Imperial College London Peter Sever disse que a ferramenta pode ser útil para os pesquisadores, apesar de seu alcance restrito.
"Ela será, naturalmente, muito seletiva, porque está pesquisando entre as pessoas que usam o Google, mas a cada ano, essas pessoas são uma proporção maior da população", disse.
Nintendo reduz o preço do portátil DS Lite para US$ 100 nos EUA
Empresa relançou seis jogos do antigo portátil no país.
"New Super Mario Bros." vendeu mais de 9 milhões de cópias.
Do G1, em São Paulo
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Nintendo relançou seis jogos do DS nos EUA (Foto: Divulgação) |
A Nintendo anunciou nesta terça-feira (31) que irá reduzir o preço do portátil Nintendo DS Lite para US$ 100 nos Estados Unidos. O corte de US$ 30 será valido a partir do dia 5 de junho.
Além do novo preço do antigo modelo do portátil, a Nintendo irá relançar seis games de Mario do portátil em uma caixa nova, na cor vermelha. "New Super Mario Bros.", "Mario Kart DS", "Super Mario 64 DS", "Mario & Luigi: Bowser's Inside Story", "Mario vs. Donkey Kong" e "Mario Party DS". Os jogos, que funcionam no novo Nintendo 3DS, não terão redução de preço.
A empresa divulgou, também, que o game "New Super Mario Bros." do portáril vendeu mais de 9 milhões de cópias em território norte-americano.
Banco de dados da Honda Canadá é invadido e vaza 283 mil registros
Empresa levou dois meses para divulgar o ataque.
Nome, endereço e número do veículo foram roubados.
Altieres Rohr Especial para o G1
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Invasão de hackers expôs nome, endereço e número do veículo de 283 mil clientes da Honda no Canadá (Foto: Divulgação) |
A subsidiária da fabricante de veículos Honda no Canadá enviou cartas a seus clientes comunicando que sofreu um ataque de hackers que roubaram mais de 283 mil registros de seus bancos de dados. O ataque aconteceu em março, mas a empresa só notificou os clientes agora porque estava “avaliando a gravidade da situação”.
Entre os dados roubados estão nome, endereço, número de identificação do veículo e também números de conta do serviço financeiro da Honda. A empresa afirmou que números de telefone, datas de nascimento, endereços de e-mail e números de contas bancárias e cartões de crédito não foram obtidos pelos invasores.
A Honda Canadá não recomendou a seus clientes nenhuma ação, exceto “ficar alerto para peças publicitárias que referenciem a posse de um veículo Honda ou Acura”. No entanto, o caso já gerou um processo milionário contra a empresa.
Os dados roubados fariam parte de informações usadas em uma campanha publicitária da empresa e deveriam ter sido apagados, mas foram esquecidos. No ano passado, a Honda dos EUA também sofreu uma invasão e perdeu cinco milhões de registros de clientes, expondo nomes, e-mails e também o número de identificação do veículo.
O ataque à Honda entra para uma extensa lista de organizações na mira dos hackers para fins de roubos de dados. A lista já tem nomes como o Google, Sony, Epsilon (que presta serviços para bancos norte-americanos), a fabricante de armamentos de guerra Lockheed Martin e diversas multinacionais do petróleo.
Veja as primeiras impressões do notebook Samsung Série 9
Modelo ultrafino foi apresentado nesta terça-feira (31) no Brasil.
Disponível a partir da próxima semana, custará R$ 5 mil.
Gabriel dos Anjos Do G1, em São Paulo
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Notebook Serie9, o ultrafino da Samsung (Foto: Gabriel dos Anjos/G1) |
A Samsung apresentou nesta terça-feira (31) o notebook ultrafino da série 9 que chegará ao Brasil na próxima semana por R$ 5 mil.
Confira as primeiras impressões do novo produto da fabricante sul-coreana:
Peso
Não é somente a leveza que se destaca nesse modelo, mas o equilíbrio. Com peso bem distribuido, o efeito de "gangorra", onde um lado fica mais pesado do que o outro, é bastante minimizado no Série 9.
Usabilidade
Com tela wide de 13,3 polegadas, o notebook tem um bom tamanho para trabalho. Não é pequeno demais que cause desconforto visual, nem grandalhão a ponto de ser incomodo de carregar ou guardar. Suas teclas espaçadas proporcionam boa digitação e reduzem a chance de digitar uma tecla errada.
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Portas de conectividade ficam embutidas e são facilmente abertas quando necessário (Foto: Gabriel dos Anjos/G1) |
As portas USB, HDMI, o slot para cartão de memória microSD, assim como a saída para fone de ouvido ficam num compartimento escamoteável, embutidos quando não estão em uso e facilmente expostos quando necessários.
O touch pad responde bem ao toque e oferece boa resposta tátil, não deixando o cursor ir rápido ou devagar demais.
Velocidade
Ao tocar por poucos segundos o botão de desligar ele entra em modo de stand-by e volta bem rápido para o modo operacional.
Design
Disponível em preto escovado e com acabamento interno brilhante, deixa muitas marcas de impressão digital por todo o corpo do notebook. Feito de duralumínio, material usado em aeronaves e carros, dá um ar robusto ao equipamento.
'Call of Duty' terá rede social paga por US$ 8 por mês
Rede oferecerá mapas extras e ferramentas de análise de partidas.
Página estilo Facebook não terá acesso cobrado.
Do G1, em São Paulo
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'Call of Duty: Elite' é rede social do game (Foto: Divulgação) |
A Activision confirmou nesta terça-feira (31) que "Call of Duty: Elite" será um serviço on-line pago com toques de rede social que tem a intenção de unir os jogadores e os títulos da série de primeira pessoa. De acordo com reportagem do jornal "Wall Street Journal", o estúdio Beachhead será o responsável pelo trabalho.
"Calll of Duty: Elite" será pago em sistema de mensalidade de até US$ 8, de acordo com o "Wall Street Journal", e oferecerá conteúdo extra para o jogo como mapas e ferramentas de análise da partida. Estatísticas do desempenho dos jogadores nas partidas pela internet também estarão presentes no serviço. Entretanto, o estúdio afirma que uma rede social similar ao Facebook será gratuita. As partidas on-line não será cobradas.
Mais detalhes sobre o conteúdo adicional da rede social de "Call of Duty" devem ser divulgados em breve. Um teste aberto para os jogadores deve ser realizado nos próximos meses dentro de "Call of Duty: Black Ops" e o lançamento oficial deve ocorrer em novembro com "Call of Duty: Modern Warfare 3".
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'Call of Duty: Elite' permitirá que jogadores divulguem os vídeos de suas partidas na internet (Foto: Divulgação) |
Sem emplacar, videogame criado no Brasil deixa de ser vendido no país
Sistema foi lançado em junho de 2009, em união entre Tectoy e Qualcomm.
Objetivo era concorrer, em mercados emergentes, com o PlayStation 2.
Do G1, em São Paulo
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Zeebo deixa de ser comercializado no país (Foto: Divulgação) |
O Zeebo, videogame criado em parceria pela brasileira Tectoy e pela norte-americana Qualcomm, deixará de ser vendido no Brasil. Criado para disputar mercados em desenvolvimento com aparelhos de gerações anteriores com preço mais baixo, como o PlayStation 2, da Sony, o Zeebo nunca conseguiu obter um volume relevante de vendas no país.
Com o fim da venda do aparelho, a companhia Zeebo Inc., com sede nos Estados Unidos, anunciou que encerrará as operações da Zeebo Brasil, braço responsável por cuidar do console no país, e do estúdio de desenvolvimento de games Zeebo Interactive Studios, de Campinas (SP). Procurada pelo G1, a Zeebo Inc. não forneceu o número de funcionários que serão demitidos. Entretanto, em setembro de 2010, quando a empresa adquiriu o estúdio Tectoy Digital, criando o Zeebo Interactive Studios, foi informado que havia cerca de 40 funcionários trabalhando no local.
O videogame foi anunciado no final de 2008 e lançado em junho de 2009. Seu diferencial estava na conexão 3G para comprar games por meio de uma loja virtual, o que tentava combater a pirataria. Antes de ter sua venda descontinuada, o videogame era vendido por R$ 300.
A Zeebo afirma que o call center e os serviços de garantia e manutenção do console Zeebo seguirão funcionando. A loja on-line de games ficará disponível até 30 de setembro de 2011. De acordo com o comunicado oficial, a empresa passará a oferecer descontos, a partir de agora, nos jogos disponíveis para a plataforma. A companhia afirma que não fará esforços para vender o console, mas afirma que dará garantia de um ano para todos os consumidores que adquirirem o aparelho enquanto os estoques não acabarem. O call center funcionará até não haver mais consumidores com aparelhos dentro do período de garantia, segundo a Zeebo.
Os conteúdos adquiridos pelos usuários do Zeebo até o fechamento da loja permanecerão ativos e disponíveis no sistema para uso a qualquer momento, segundo a empresa.
A empresa também afirma que o console continuará sendo vendido em outros países.
Nokia deve mostrar prévia de 1º celular com Windows ainda em junho
Modelo com Windows Phone 7 pode ser destaque de evento em Cingapura.
Em fevereiro, fabricante anunciou que adotaria sistema da Microsoft.
Do G1, em São Paulo
A Nokia deve mostrar seu primeiro telefone celular rodando o sistema operacional Windows Phone 7, da Microsoft, durante evento marcado para o dia 21 de junho em Cingapura, no sudeste asiático. A apresentação deve ser o principal atrativo do Nokia Connect, evento que reunirá a a maior fabricante mundial de celulares, desenvolvedores e operadoras de telefonia, com foco no mercado asiático de telecomunicações.
O anúncio oficial do evento, feito nesta segunda-feira (30), indica que os participantes poderão experimentar "em primeira mão o novo ecossistema da Nokia que será introduzido ao mundo". A Nokia decidiu em fevereiro que iria adotar o sistema operacional da Microsoft, abandonando o desenvolvimento da plataforma Meego, baseada em Linux e que vinha sendo desenvolvida em parceria com a Intel.
LançamentoA expectativa do mercado é de que os aparelhos Nokia com sistema da Microsoft cheguem apenas em 2012, mas há rumores de que os primeiros produtos sejam lançados ainda este ano.
O jornal taiuanês "Commercial Times" também afirmou que a fabricante de celulares de Taiwan, Compal Communications, foi contratada para receber as encomendas dos smartphones da Nokia, sendo que os embarques começariam no quarto trimestre.
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Protótipos de aparelhos da Nokia com o sistema operacional da Microsoft (Foto: Divulgação/Nokia) |
Hackers invadem site e postam que rapper morto em 1996 ainda está vivo
Grupo publicou notícia no site do canal norte-americano PBS.
Rede de televisão transmitiu documentário sobre o WikiLeaks.
Da Reuters
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Imagem com a notícia falsa sobre o rapper Tupac Shakur circulou no Twitter (Foto: Reprodução) |
O grupo hacker Lulz Boat atacou os servidores da PBS no domingo (29) e postou senhas roubadas e outras informações confidenciais da PBS, assim como uma notícia com o título: "Tupac ainda vive na Nova Zelândia". Shakur foi assassinado em 1996. A PBS tirou a notícia do ar, mas a página do Twitter do Lulz Boat disponibilizava um link para uma cópia da página adulterada.
"Acabamos de assistir ao WikiSecrets e não ficamos nada impressionados", afirmou o Lulz Boat, referindo-se a um documentário de uma hora que foi ao ar no programa da PBS "Frontline", na terça-feira. O documentário trata do soldado dos Estados Unidos Bradley Manning, que está detido e é suspeito de ter entregue ao WikiLeaks uma coleção de material confidencial militar e diplomático.
O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, a quem os EUA querem levar a julgamento por ter revelado os documentos, denunciou o programa como "hostil" antes de sua exibição. Assange está em liberdade sob fiança na Grã-Bretanha, lutando contra uma extradição para a Suécia por supostos crimes sexuais.
A identidade das pessoas por trás da Lulz Boat é desconhecida.
Twitter deve lançar serviço próprio de compartilhamento de fotos, diz site
Hoje, usuários podem usar as ferramentas Twitpic e Yfrog.
Na semana passada, Twitter confirmou a compra do TweetDeck.
Do G1, em São Paulo
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Ferramenta Twitpic permite postar e compartilhar fotos no Twitter (Foto: Reprodução) |
Citando fontes próximas, o site afirmou que o serviço de imagens do Twitter seria integrado à rede social, o que seria uma vantagem significativa em relação aos seus concorrentes. Hoje, os usuários do microblog pode usar as ferramentas Twitpic e Yfrog para compartilhar fotos no Twitter.
O TechCrunch também publicou que o Twitter está próximo de adquirir o aplicativo AdGrok por menos de US$ 10 milhões. Na quarta-feira (25), o Twitter confirmou a compra do TweetDeck, programa que permite acessar o microblog pelo desktop.
Dilma Rousseff visita projeto de TV Digital no Uruguai
Presidente do Brasil foi recebida pelo governante do Uruguai, José Mujica.
Governo do Uruguai adotou sistema de televisão digital utilizado no Brasil.
Da EFE
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Dilma Rousseff visita o Centro de Desenvolvimento e Conteúdo da TV Digital do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência) |
A presidente Dilma Rousseff visitou nesta segunda-feira (30) com o presidente uruguaio, José Mujica, a sede de um projeto de cooperação entre os dois países de televisão digital, após aterrissar em Montevidéu.
Dilma chegou por volta do meio-dia à capital uruguaia e foi diretamente às instalações do Laboratório Tecnológico do Uruguai (Latu), o principal centro de desenvolvimento tecnológico do país, onde foi recebida por Mujica.
Juntos, inauguraram o laboratório de TV digital criado no Centro de Desenvolvimento do Conhecimento do Latu para capacitar funcionários e trocar informações sobre o tema.
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Dilma Rousseff e o presidente do Uruguai, José Mujica, durante visita ao Laboratório Tecnológico do Uruguai (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência) |
O laboratório, onde serão feitas tarefas de medição, interatividade e conteúdos, conta com equipamentos técnicos doados pelo Brasil avaliados em US$ 600 mil, disse o assessor da direção nacional de telecomunicações do Ministério da Indústria uruguaio, Luis Ferrari.
Em dezembro do ano passado, o governo do Uruguai, presidido por Mujica desde 1º de março de 2010, decidiu adotar o sistema de televisão digital utilizado no Brasil apesar do governante anterior, Tabaré Vázquez (2005-2010), ter optado originalmente pelo sistema europeu.
Mujica justificou essa decisão, que foi lamentada pela União Europeia, por razões "geopolíticas", já que o Uruguai pertence ao Mercosul, o bloco econômico regional formado por Argentina, Brasil e Paraguai.
Ferrari, que integrou uma comissão do Ministério de Indústria que elaborou um relatório para o Executivo no qual ressaltou as virtudes técnicas de dois padrões, acrescentou nesta segunda-feira que a escolha uruguaia levou em consideração a América Latina em geral, com a exceção da Colômbia, optou pelo sistema japonês-brasileiro.
Segundo o analista, o blecaute analógico em seu país está previsto para acabar em 2015 e antes do fim deste ano começarão as mudanças tecnológicas em Montevidéu e na região metropolitana, onde vive metade dos 3,3 milhões de uruguaios, para tornar possível a transmissão televisiva por essa nova via.
Mujica e Dilma, que faz sua primeira visita ao Uruguai desde que assumiu a Presidência no começo do ano, se deslocarão depois do ato ao Ministério das Relações Exteriores uruguaio, onde terão encontro privado para analisar as relações entre os dois países e o andamento do Mercosul.
O Brasil é o principal parceiro comercial do Uruguai. Em 2010, a troca comercial superou os US$ 3 bilhões, 20% mais do que em 2009, com superávit para o Uruguai de US$ 43 milhões.
Justiça dos EUA obriga Twitter a quebrar sigilo de dados de usuário
Políticos britânicos vencem ação e conseguem dados de 'difamador'.
Twitter diz que não protegerá usuários se houver uma ação legal.
Do G1, em São Paulo
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Twitter fornece dados de usuário para a justiça (Foto: Reprodução) |
A justiça dos Estados Unidos ordenou o Twitter a quebrar o sigilo dados pessoais de cinco usuários do microblog que publicaram mensagens consideradas difamatórias contra um grupo de políticos do Reino Unido. Esta é a primeira vez que o Twitter passa dados de seus usuários para a justiça.
O grupo britânico do condado de South Tyneside entrou com uma ação contra cinco usuários do Twitter, um deles conhecido como "Mr Monkey", que, segundo o jornal inglês "The Guardian", desde 2008 publica mensagens, acusando-os de fraude eleitoral, uso de drogas e uso de dinheiro público em festas.
A ação legal para tentar descobrir o culpado foi feita por três políticos e um funcionário do governo do condado: Ian Malcolm, líder do conselho trabalhista; David Potts, ex-líder do grupo conservador; Anne Walsh, um conselheiro trabalhista; e Rick O'Farrell, funcionário do governo. Eles contrataram um escritório de advocacia dos EUA, a McDermott Will & Emery, e apresentaram uma queixa no Superior Tribunal da Califórnia, em San Mateo, onde está a sede do Twitter, contra "pessoas desconhecidas".
Nos documentos judiciais, eles alegaram que "o réu publicou ilegalmente declarações falsas e difamatórias em vários blogs". Entre os dados que o Twitter deve liberar para o caso estão nome completo, endereço, e-mail e localização do computador por meio de endereço de IP de onde partiram as mensagens.
Até agora, o Twitter não havia fornecido dados pessoais de seus usuários, embora afirme em seus termos de uso que ajudaria a lei em caso de uma ação legal. Um executivo do Twitter disse que não iria proteger informações confidenciais de usuários quando a empresa fosse legalmente acionada para liberar estas informações. O microblog disse que apenas avisaria o usuário de que seu sigilo havia sido quebrado.
Um dos acusados é um conselheiro de South Tyneside, Ahmed Khan, que os vereadores suspeitam ser "Mr Monkey". Ele, no entanto, nega a acusação.
O advogado da rede Bloomberg News disse que a vitória do grupo britânico "faz com que os usuários de mídias sociais percebam que podem ser penalizados pelo conteúdo que publicam".
Assuntos do dia no Twitter - segunda, 30/5/2011
Entenda os termos que se destacaram em rede social.
Confira lista de assuntos no Mundo, no Brasil e nas capitais de SP e RJ.
Do G1, no Rio
Estes são os principais assuntos que entraram na lista de "Trending Topics" da rede social de microblog Twitter nesta segunda-feira, 30 de maio de 2011. O Twitter mede os assuntos do dia em todo mundo e também entre os usuários do Brasil e de duas cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro.

#fama: o TT está relacionado ao Programa Pânico na TV. Internautas querem que as mulheres dos “personagens” Vesgo e Impostor façam reportagens provocando os próprios maridos. A pergunta que movimenta é se as esposas deveriam ir para #fama ou ficar em casa no #fogão. Mais cedo, #Fogão também esteve entre os dez mais do Twitter, mas perdeu para #Fama.
ClipeVouCantar: clip da nova música do grupo Restart, Vou Cantar. Há também um movimento para colocar o vídeo entre os Top 10 da MTV. O tema é o mesmo no tópico Vou Cantar Restart.
#prayforseankingston: outro tema de discussão popular no Brasil é o acidente envolvendo o rapper americano Sean Kingston. Ele se feriu quando andava de jet ski na Flórida e estaria em estado grave. Como o nome do tópico sugere, ele reúne desejos de melhora e orações pelo cantor. Outro tópico sobre o assunto é Sean Kingston.
DemiLovatoIsBeatiful: tópico de fãs tem a única finalidade de mostrar carinho pela atriz e cantora americana Demi Lovato, estrela de seriados adolescentes da Disney.
Jazmyn Bieber: a irmãzinha do astro teen Justin Bieber, Jazmyn, faz 3 anos hoje. Fãs dele dão parabéns e comentam que o cantor a levou para comemorar a data com um passeio no Disney World.
Luiz Gonzaga: o Rei do Baião aparece no Twitter por conta da exibição do Concerto para Luiz Gonzaga. A atração foi exibida pela TV Globo na região Nordeste.
Os trending topics do Brasil foram mensurados às 11h52.

#happymemorialday: feriado nos EUA. Na última segunda-feira de maio os americanos homenageiam os compatriotas mortos em combate.
1000daysof2pm: 2PM é uma boy band sul-coreana, muito popular em países asiáticos. O tópico serve para comemorar os mil dias de existência do grupo, surgido em setembro de 2008.
Serious Question: tópico reúne perguntas sobre os assuntos cotidianos mais variados.
Scott Sinclair: jovem atacante do Swansea, da 2ª divisão inglesa, fez o chamado hat-trick (3 gols numa mesma partida, sendo que no caso dele foram dois em um minuto). Com a ajuda dele o time venceu o Reading por 4 a 2 e garantiu vaga na Premier League, a primeira divisão inglesa. A vitória também é comemorada no tópico Congratulations Swansea.
Os trending topics do Mundo foram mensurados às 13h18.

Gorete: repercussão sobre a edição de ontem do Pânico na TV, da Rede TV. Internautas comentam o beijo do humorista Ceará em Gorete, outra integrante do programa.
Rogério Flausino: o vocalista da banda mineira Jota Quest foi entrevistado ontem no programa "De Frente com Gabi", do SBT.
Os trending topics do Rio foram mensurados às 13h18.

Carga Explosiva: internautas comentam a exibição do filme de ação Carga Explosiva 2 no Domingo Maior da TV Globo.
Os trending topics de São Paulo foram mensurados às 11h52.

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Trending Topics no Brasil às 11h52 (Foto: Reprodução) |
#maconha: a entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendendo a descriminalização da maconha para uso pessoal é destaque nos trend topics do Brasil. O tema é discutido também no tópico THC, o princípio ativo da maconha.
#fama: o TT está relacionado ao Programa Pânico na TV. Internautas querem que as mulheres dos “personagens” Vesgo e Impostor façam reportagens provocando os próprios maridos. A pergunta que movimenta é se as esposas deveriam ir para #fama ou ficar em casa no #fogão. Mais cedo, #Fogão também esteve entre os dez mais do Twitter, mas perdeu para #Fama.
ClipeVouCantar: clip da nova música do grupo Restart, Vou Cantar. Há também um movimento para colocar o vídeo entre os Top 10 da MTV. O tema é o mesmo no tópico Vou Cantar Restart.
#prayforseankingston: outro tema de discussão popular no Brasil é o acidente envolvendo o rapper americano Sean Kingston. Ele se feriu quando andava de jet ski na Flórida e estaria em estado grave. Como o nome do tópico sugere, ele reúne desejos de melhora e orações pelo cantor. Outro tópico sobre o assunto é Sean Kingston.
DemiLovatoIsBeatiful: tópico de fãs tem a única finalidade de mostrar carinho pela atriz e cantora americana Demi Lovato, estrela de seriados adolescentes da Disney.
Jazmyn Bieber: a irmãzinha do astro teen Justin Bieber, Jazmyn, faz 3 anos hoje. Fãs dele dão parabéns e comentam que o cantor a levou para comemorar a data com um passeio no Disney World.
Luiz Gonzaga: o Rei do Baião aparece no Twitter por conta da exibição do Concerto para Luiz Gonzaga. A atração foi exibida pela TV Globo na região Nordeste.
Os trending topics do Brasil foram mensurados às 11h52.

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Trending Topics no Mundo às 13h18 (Reprodução) |
#prayforseankingston, DemiLovatoIsBeatifull, ClipeVouCantar e Jazmyn Bieber estão entre os tópicos mais comentados.
#happymemorialday: feriado nos EUA. Na última segunda-feira de maio os americanos homenageiam os compatriotas mortos em combate.
1000daysof2pm: 2PM é uma boy band sul-coreana, muito popular em países asiáticos. O tópico serve para comemorar os mil dias de existência do grupo, surgido em setembro de 2008.
Serious Question: tópico reúne perguntas sobre os assuntos cotidianos mais variados.
Scott Sinclair: jovem atacante do Swansea, da 2ª divisão inglesa, fez o chamado hat-trick (3 gols numa mesma partida, sendo que no caso dele foram dois em um minuto). Com a ajuda dele o time venceu o Reading por 4 a 2 e garantiu vaga na Premier League, a primeira divisão inglesa. A vitória também é comemorada no tópico Congratulations Swansea.
Os trending topics do Mundo foram mensurados às 13h18.

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Trending Topics no Rio às 13h18 (Foto: Reprodução) |
#maconha, #fama, #fhc, THC, Sean Kingston, Luiz Gonzaga, ClipeVouCantar e Fernando Henrique Cardoso estão entre os assuntos mais comentados.
Gorete: repercussão sobre a edição de ontem do Pânico na TV, da Rede TV. Internautas comentam o beijo do humorista Ceará em Gorete, outra integrante do programa.
Rogério Flausino: o vocalista da banda mineira Jota Quest foi entrevistado ontem no programa "De Frente com Gabi", do SBT.
Os trending topics do Rio foram mensurados às 13h18.

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Trending Topics em SP às 11h52 (Foto: Reprodução) |
#maconha, #fama, Sean Kingston, #fhc, ClipeVouCantar, THC, VouCantar, Luiz Gonzaga e Gorete estão entre os tópicos mais comentados.
Carga Explosiva: internautas comentam a exibição do filme de ação Carga Explosiva 2 no Domingo Maior da TV Globo.
Os trending topics de São Paulo foram mensurados às 11h52.
Pesquisa desenvolve robôs que aprendem a 'falar' na Austrália
'Lingodroids' desenvolveram linguagem após jogos de localização.
Vocabulário designa lugares, distâncias e direções.
Da Reuters
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Vocabulário dos lingodroids designa distâncias,
lugares e direções, segundo os cientistas.
(Foto: universidade de Queensland / Reuters)
Os dois "Lingodroids" criados pela Universidade de Queensland desenvolveram sua linguagem compartilhada ao participarem de jogos de localização que os levaram a construir um vocabulário compartilhado para designar lugares, distâncias e direções.
"No seu estado atual, eles podem falar apenas sobre conceitos espaciais, o que acredito seja bastante interessante como ponto de partida", disse Ruth Schulz, diretora do projeto.
"Mas o mais importante é que eles estão formando sozinhos esses conceitos, estão começando realmente a compreender o que as palavras significam, e todo o trabalho foi realizado pelos robôs mesmos", afirmou.
Schulz descreve os robôs como 'basicamente laptops sobre rodas', mas ambos contam com sonares, câmeras, um medidor laser de distâncias, microfones e alto-falantes, o que permite que conversem enquanto se movem e mapeiam seu ambiente em uma série de jogos de localização.
Na comunicação por meio de apitos, os robôs utilizam uma tabela léxica interna que associa suas experiências, o local em que acreditam estar posicionados no mapa geral do escritório e os nomes de lugares que eles já conhecem.
Quando um robô localiza uma área sem nome, gera uma palavra que a designe, aleatoriamente. Quando os robôs conversam, trocam informações sobre as áreas que descobriram, e lentamente constroem um vocabulário comum.
Até agora, a linguagem dos robôs inclui palavras como "pize", "jaya" e "kuzo".
A pesquisa avançou a ponto de permitir que um robô oriente o outro para que chegue a dado ponto do escritório com o uso apenas do vocabulário compartilhado.
Schulz espera que o projeto avance mais, e a próxima fase deve incluir interação de robôs com objetos que eles poderão apanhar, e não apenas conceitos espaciais. "A visão para o longo prazo é robôs que possam ser usados em ambiente doméstico, algo que permita interação entre pessoas reais e robôs reais de forma natural", disse.
Site vaza imagem e diz que portátil NGP se chamará 'PlayStation Vita'
Foto de campanha de marketing teria vazado e revelado o nome oficial.
Site retirou a notícia do ar; Sony não comentou o caso.
Do G1, em São Paulo
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Imagem do site Kotaku com suposta imagem do 'PlayStation Vita' (Foto: Reprodução) |
Um blog especializado em games vazou uma suposta imagem de uma campanha de marketing que mostra que o novo videogame portátil da Sony, que tem o nome provisório de Next Gaming Portable (NGP), pode se chamar "PlayStation Vita".
A Sony não confirmou o vazamento, mas o site Mega Rock Blog, que divulgou a imagem, foi retirado do ar. Na imagem publicada, o nome "Vita", que é vida em latim, aparece abaixo da tela, como no portátil PSP.
O NGP foi anunciado em janeiro e, de acordo com a Sony, o aparelho, que concorrerá com o Nintendo 3DS, tem como destaque gráficos próximos aos vistos no PlayStation 3, tela sensível ao toque com OLEDs – diodos orgânicos emissores de luz — de 5 polegadas, câmera frontal e traseira, touchpad traseiro, duas alavancas analógicas, conexão 3G e Wi-Fi.
A Sony ainda não divulgou quando será o lançamento oficial e nem o preço do novo videogame, embora rumores apontem que o aparelho chegue às lojas ainda em 2011. A Sony deve anunciar o nome oficial, preço e data de lançamento do NGP durante o evento Electronic Entertainment Expo (E3), que acontece entre os dias 7 e 9 de junho em Los Angeles, nos EUA.
A empresa reservou a noite de segunda-feira (6) para realizar um evento de cinco horas de duração para anunciar suas novidades, entre elas, o nome oficial do NGP.
Linus Torvalds aprova prévia do Linux 3.0 com suporte para Kinect
'Absolutamente nada' mudou na próxima versão do kernel do sistema, diz.
Finlandês é criador do núcleo do sistema operacional gratuito e livre.
Do G1, em São Paulo
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Linus Torvalds, criador do Linux (Foto: Leopoldo GodoyG1) |
O finlandês Linus Torvalds, criador do núcleo do sistema operacional Linux, aprovou a versão de testes do Linux 3.0 RC1, que acrescenta suporte ao sensor Kinect, da Microsoft.
De acordo com o site ZDNet, a próxima versão do Linux kernel terá ainda otimizações para as novas plataformas da Intel (Sandy Bridge e Ivy Bridge) e da AMD, atualização dos drivers gráficos e suporte para CleanCache.
Torvalds apresentou pela primeira vez o Linux em agosto de 1991. Portanto, o Linux 3.0 marca o começo da terceira década de existência do sistema.
Sobre as mudanças da nova versão, Torvalds disse que “nada, absolutamente nada” mudou. “Claro que nós tivemos os habituais dois terços de mudanças no driver e uma série de correções aleatórias. Mas o 3.0 não tem nenhuma ruptura e nenhuma função nova e assustadora, nada disso”.
Torvalds disse ainda que eles têm feito lançamentos de tempos em tempos durante muitos anos. Por isso, essa nova versão não tem nenhuma novidade em relação aos recursos do sistema.
Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook em maio
Número de brasileiros na rede social aumentou 11% no último mês.
No total, mais de 19 milhões de usuários do site são brasileiros.
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O Brasil foi o país que registrou o maior número de novos usuários no Facebook em maio (Foto: Reprodução) |
O Brasil foi o país que mais cresceu em número de usuários no Facebook no mês de maio, mostrou uma pesquisa do site de estatísticas SocialBakers.
Segundo o portal, mais de 1,9 milhões de internautas brasileiros se registraram no Facebook no último mês, um aumento de 11,37% em relação ao número alcançado em abril. Dos quase 700 milhões de usuários cadastrados na rede social no mundo, 19.041.140 são brasileiros.
Na pesquisa do SocialBakers, a Indonésia apareceu em segundo lugar, com crescimento de 4,15% (1.509.600 de usuários). Na terceira posição está a Filipinas, com um aumento de 5,75% (1.332.580), seguida pelo México, com 1.119.520 de novos usuários, um crescimento de 4,73%.
Rede interna de fabricante de aviões de guerra sofre invasão
Lockheed Martin chamou ataque de ‘significativo’.
Consequências da intrusão não são conhecidas.
Do G1, em São Paulo
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A Lockheed Martin também fabrica equipamentos para a NASA, tais como alguns componentes do do ônibus espacial (Foto: Divulgação/NASA) |
A Lockheed Martin e o governo dos EUA confirmaram que a empresa sofreu uma invasão de hackers. A Lockheed Martin é uma fabricante de armamentos, inclusive de caças como o F-22 e o F-35. Outras companhias que fabricam armas para os EUA também teriam sofrido invasões, segundo a agência de notícias Reuters. Não se sabe quais informações os invasores acessaram, mas documentos relacionados a armas em uso e também equipamentos ainda em desenvolvimento podem ter sido expostos.
A Lockheed Martin considerou o ataque “significativo” e disse que tomou ações “imediatas” após detectar a invasão, no dia 21 de maio. A empresa diz que sua rede “continua segura”. “Nenhuma informação de programas, clientes ou funcionários foi roubada”, afirmou em um comunicado à imprensa. Já o Departamento de Defesa dos EUA considerou “mínimo” o impacto do ataque.
A Lockheed Martin tem 126 mil colaboradores e teve uma receita anual de US$ 45,8 bilhões no ano passado.
A agência Reuters ligou os ataques a fabricantes de armamentos de guerra à invasão da empresa de segurança EMC, que desenvolve os tokens de autenticação RSA SecurID. Esses tokens geram números que servem como senhas únicas. Eles seriam utilizados por essas empresas para autorizar o acesso de colaboradores aos seus sistemas.
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Invasão estaria ligada ao roubo de informações do SecurID, um token que gera senhas únicas (Foto: Divulgação) |
Um analista de inteligência da empresa de segurança Verisign publicou um post no blog da empresa afirmando que não há confirmação de que os ataques estejam realmente relacionados.
A Lockheed Martin se junta a outras grandes empresas que sofreram ataques e invasões, lista que tem nomes como o Google, a Sony, EMC, e a empresa de marketing Epsilon.
Sony reabre última fábrica paralisada por causa de tsunami no Japão
Unidade de Tagajo voltou a produzir discos Blu-Ray.
Produção de fitas magnéticas deve retomar em julho.
Da EFE
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Sede principal da Sony em Tóquio, no Japão (Foto: Shizuo Kambayashi/AP) |
A Sony retomou nesta segunda-feira (30) parcialmente as operações em sua unidade de Tagajo, situada na província de Miyagi (nordeste do Japão) e a única que mantinha ainda paralisada pelos efeitos do tsunami do dia 11 de março.
A reabertura dessa fábrica representa que as dez unidades que o grupo japonês teve que parar por causa da catástrofe já estão ativas, detalharam fontes da Sony citadas pela agência local "Kyodo".
As instalações de Tagajo começaram a produzir de novo discos Blu-Ray, enquanto se espera que a produção de fitas magnéticas seja retomada no final de julho, segundo as fontes.
A planta, que antes do desastre contava com 1.400 trabalhadores, também fabricava componentes ópticos e eletrodos para baterias de íons de lítio, mas está previsto que essa produção se transfira para outro lugar de Miyagi ou de outras províncias.
Sites oferecem serviço para lidar com perfis e senhas em caso de morte
Opções vão desde manter senhas e dados para permitir acesso a recursos online a criação de 'avatar' com voz e animação.
BBC
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Site Intellitar cria um avatar do usuário e permite que amigos possam conversar com ele 'após a morte'(Foto: Reprodução/BBC) |
Na era em que a internet se tornou uma presença inevitável no dia-a-dia de todos, sites estão oferecendo serviços para lidar com a vida cibernética após o encerramento da material.
A atenção que têm gerado mensagens póstumas como a do blogueiro canadense Derek Miller, que morreu no início deste mês, ilustra uma tendência de se cuidar da vida online tanto quanto a física após a morte.
Para isso, as opções existentes vão das mais práticas às mais sofisticadas. Entre as primeiras está o site www.legacylocker.com, que se propõe a funcionar como uma espécie de 'cofre digital'.
O serviço consiste em guardar toda e qualquer informação digital como nomes de usuários e senhas de acesso para qualquer site ou conta de email, e repassá-la para as pessoas indicadas quando o cliente partir.
É possível manter mensagens de despedidas que são enviadas aos respectivos destinatários conforme as instruções deixadas em vida. No futuro, esse serviço poderá ser feito também através de vídeo.
Outro site cuja proposta segue a mesma linha é o www.deathswitch.com, que envia emails automáticos para os usuários confirmarem que eles estão vivos.
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O Legacy Locker permite passar suas senhas com segurança para os parentes (Foto: Reprodução/BBC) |
Se as mensagens forem repetidamente ignoradas ao longo de determinado tempo, o programa pressupõe que o cliente está morto, e dispara os email com textos, dados e arquivos anexados para os endereços indicados.
'Não morra com segredos que precisam ser liberados', diz o site.
Já o Intellitar (www.virtualeternity.com) possibilita que o cliente crie uma espécie de avatar com base em uma fotografia real, ao qual a companhia atribui uma voz e acrescenta animações e efeitos.
Outras pessoas podem 'entrar em contato' com o avatar para bater um papo através de um chat no site.
Últimas palavras
Os serviços são uma versão sofisticada de uma prática que já está se tornando comum na era online, de oferecer na vida cibernética um encerramento mais suave para o fim material.
Em outros casos recentes, indivíduos com o prospecto de uma morte em breve se encarregaram de providenciar o próprio ato final em posts que foram publicados por amigos ou parceiros.
Um caso recente foi o do blogueiro Derek Miller, que morreu no início de maio em consequência de uma metástase do câncer colorretal do qual sofria. O último texto dele, 'Last Post', atraiu 8 milhões de usuários ao site Penmachine.com (http://www.penmachine.com).
Derek usava o site para relatar sua dolorosa experiência, entre pinceladas de trivialidade, como o seu gosto por Diet Cherry Coke e a ceia de Páscoa.
Na Austrália, um caso que chamou atenção foi o de Jessica Horton, que mantinha o site 'Dying for Beginners' (algo como 'A morte para iniciantes', em tradução livre).
No seu último post, publicado por seu marido Jason, a jovem de 24 anos se disse feliz com a vida que levara até então e agradeceu pessoalmente a diversos amigos e parentes pela companhia e o amor que lhe dedicaram.
'Fui feliz ao longo de toda a minha vida. Lembrem-se, a felicidade é uma jornada, não é um destino', escreveu.
'Quando estiverem velando por mim, por favor também celebrem minha vida - o milagre que foi uma vida de amor e felicidade.'
Tanto no caso de Derek quanto de Jessica, a decisão da família foi manter os sites no ar como uma espécie de homenagem à vida dos seus entes queridos.
'Respeitamos os desejos dela', disse a mãe de Jessica, Julia Whitby, ao jornal local 'Sydney Morning Herald'.
'Gosto de saber que ela está por aí. Sei que ela gostaria. Ela adorava escrever e se estivesse viva, tenho certeza de que seria escritora.'
Saiba o que está por trás do 'cadeado de segurança' dos sites da web
Grupo seleto de organizações verifica 'identidade' dos sites.
Falhas e busca pelo lucro afetam a qualidade do serviço.
Altieres Rohr Especial para o G1*
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Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
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O cadeado de segurança nas páginas de internet, como ele normalmente se apresenta (Foto: Reprodução) |
Embora exista todo um aparato técnico para o “cadeado”, ele é simplesmente um atestado de identidade – da mesma forma que cidadãos brasileiros têm um CPF e um RG, sites de internet também podem apresentar um documento comprovando sua identidade. Ou seja, o site do banco apresenta um documento comprovando que se trata mesmo do site do banco e não um site falso – daí aparece o cadeado.
Esse “documento de identidade” digital tem o nome de certificado. Mas, diferente do RG que é emitido pelos estados e do CPF emitido pelo governo federal, a identidade na internet precisa valer para o mundo todo e não existe um governo “global” para gerenciar essa infraestrutura. Quem aproveitou a oportunidade foram em sua maioria empresas particulares. Em outras palavras, o “cadeado” é um documento de identidade digital emitido por uma organização confiada dentro do sistema de “identidade” global.
Qualquer pessoa pode criar um certificado digital, mas isso não iria funcionar: criminosos poderiam atestar a identidade de seus próprios sites. É por isso que os navegadores de internet (Firefox, Chrome, Internet Explorer) possuem meios para verificar se o certificado apresentado por um site é válido, ou seja, se ele foi mesmo emitido por uma das empresas de confiança e não por “qualquer um”. Embora isso seja positivo por um lado – por impedir abusos -, criou-se um grupo fechado de organizações habilitadas a emitir esses certificados.
Há alguns anos, o governo brasileiro entrou nesse mercado com a criação da ICP-Brasil. Até hoje, os certificados emitidos pela ICP-Brasil não são reconhecidos pelo Firefox, por exemplo. Entrar nesse “grupo” fechado pode ser complicado, porque é preciso ser reconhecido por todos os navegadores de internet. Até mesmo o governo brasileiro está tendo dificuldades. Quem se dá bem com isso são as empresas estabelecidas no ramo.
O mercado de certificação digital é interessante porque o custo para se emitir um certificado é insignificante, praticamente zero - o governo poderia emitir certificados para todos os cidadãos sem problema. No entanto, o preço cobrado pela emissão de um certificado pode ser de centenas de reais por ano. O único trabalho da emissora do certificado é validar se a pessoa é quem ela diz ser, da mesma forma que o governo deve tomar cuidado para não emitir o seu número de RG ou CPF para outra pessoa que está tentando se passar por você.
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Conexão segura com a Receita Federal é considerada 'não confiável' pelo Firefox porque o navegador não reconhece a ICP-Brasil (Foto: Reprodução) |
Falhas, lucro e validação estendida
Embora essas organizações emissoras de certificados tenham a responsabilidade de manter em segurança suas bases de dados, as informações de seus clientes e seus sistemas capazes de emitir certificados, há casos bem documentados sobre falhas de segurança. Na semana passada, a revendedora de certificados Comodo Brasil sofreu uma invasão que expôs sua lista de clientes. Hackers colocaram tudo na internet. Segundo a empresa, o sistema de certificação não foi comprometido.
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Lista de certificadoras reconhecidas pelo Firefox. Certificados emitidos por empresas que não estão na lista são apresentados como falsos (Foto: Reprodução) |
Em março, porém, outra revendedora da Comodo sofreu uma invasão ainda pior, porque o hacker conseguiu emitir certificados falsos. Seria o equivalente a alguém invadir o sistema do governo para criar CPFs à vontade, com números iguais em nomes de outras pessoas. Em 2008, ainda outra revendedora da Comodo não estava realizando qualquer verificação na identidade dos solicitantes de certificados, e um especialista conseguiu um certificado para o site “mozilla.com” sem ter qualquer ligação com os criadores do Firefox.
Em 2009, um grupo de pesquisadores mostrou que o descaso da Verisign, outra emissora de certificados, criou a possibilidade de geração de identidades falsas. Na ocasião, a empresa reclamou que os pesquisadores não entraram em contato antes de divulgar o resultado do experimento. No entanto, o ataque demonstrado era teoricamente possível há anos e a empresa, que deveria zelar pela qualidade dos certificados emitidos, estava adiando a adoção de uma tecnologia mais moderna e segura.
A intolerância com “novas organizações” para a entrada no mercado de certificações não aparece quando se trata de falhas nas instituições já credenciadas. A Comodo, apesar das repetidas falhas, continua na lista de “certificadoras confiáveis” do Firefox – a mesma que, há anos, tem o governo brasileiro como “pendente” na lista de instituições candidatas à adição.
Mais recentemente, na tentativa de conseguir mais dinheiro, as emissoras de certificados inventaram o “EV-SSL”. Trata-se de um “novo” cadeado de segurança. Ou seja, o “antigo” (hoje em uso por quase todos os sites) aparentemente não é bom o suficiente, embora ainda seja vendido. O “novo”, mais caro, passa por uma “validação estendida” da empresa ou indivíduo que o solicita.
Em outras palavras, em vez de consertar os problemas conhecidos do modelo antigo e de realmente melhorar a internet, eles criaram um certificado novo, mais rigoroso, e mais caro. É como se pessoas ricas tivessem direito a um RG mais bonito e diferente, e também mais difícil de fraudar.
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: Propaganda do EV-SSL, destinado a lojas on-line: veja o que a barra verde pode fazer por você. De graça por 30 dias (Foto: Reprodução) |
Os desenvolvedores de navegadores web aceitaram essa ideia e exibem esses certificados estendidos de outra forma, mais visível e colorida. Se eles fossem exibidos da mesma forma que os anteriores, o usuário nem notaria diferença, porque a tecnologia é idêntica. Há duas explicações: ou quem compra o certificado estendido está sendo enganado (exceto pelos benefícios gerados pela visualização diferente no navegador), ou o sistema anterior é inadequado.
Nada disso quer dizer que os cadeados são inseguros ou que não são importantes. Se o seu computador está com vírus, os cadeados são sim irrelevantes, porque várias pragas digitais adicionam entidades falsas à lista de organizações confiadas dos navegadores. O resultado é que certificados falsos aparecem como verdadeiros. Fora disso, no entanto, a segurança proporcionada pelo “cadeado” é sim relevante. Apenas é interessante saber o que está por trás dele – e que o acesso a esse recurso de segurança poderia estar mais difundido e, provavelmente, deverá estar no futuro da internet.
Ausência de identidade global
A falta de uma organização (ou sistema padronizado descentralizado) capaz de gerenciar o problema das identidades mundialmente tem tido consequências práticas para a internet. Por exemplo, apenas pessoas que possuem um certificado podem provar que são elas mesmas quando enviam um e-mail; enquanto criadores de vírus podem mandar mensagens como se fossem qualquer outra pessoa. O tráfego da internet poderia ser todo mais seguro se a certificação estivesse disponível para sites pessoais. O spam poderia acabar.
É também por isso que hoje precisamos de senhas para entrar nos serviços. Se os sites pudessem saber quem nós somos, não seria preciso de senhas.
Claro que o “caos” de identidade também trouxe benefícios. O anonimato – proibido no Brasil, mas uma proibição irrelevante na internet – deu o direito de expressão para minorias e visões políticas dissidentes em países opressores.
No entanto, ainda há quem veja a necessidade de se criar uma forma global de identificação. Os Estados Unidos estão trabalhando nisso, por exemplo. Na coluna Segurança Digital da próxima segunda-feira você poderá conferir a segunda parte deste texto, explicando o plano de identidade do governo americano. Até lá.
Tablet com imagens em 3D 'sem óculos' é apresentado em feira
Eee Pad MeMO 3D tem tela de 7 polegadas e roda sistema Android.
Aparelho foi destaque em abertura do evento Computex, em Taiwan.
Do G1, em São Paulo
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A fabricante Asus apresentou na abertura da feira Computex, em Taiwan, o tablet Eee Pad MeMO 3D, que apresenta imagens em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais. O aparelho, que chega às lojas no próximo semestre, utiliza sistema operacional Android 3.0 (Honeycomb), tem tela de 7 polegadas com resolução de 1280 x 800. Desde filmes até jogos poderão ser utilizados com imagens tridimensionais. De acordo com a fabricante, é possível desativar o modo 3D quando o usuário desejar, evitando o cansaço dos olhos. O Pad MeMO foi anunciado em janeiro, durante o evento CES 2011 realizado em Las Vegas, nos EUA, mas, na ocasião, o produto não apresentava tela 3D (Foto: Pichi Chuang/Reuters) |
Homem ganha US$ 1 milhão ao fazer 'partida perfeita' de game
Produtora do game 'MLB 2K11' criou concurso com o jogo.
Brian Kingrey ganhou a promoção em apenas duas horas.
Do G1, em São Paulo
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Professor de música ganha US$ 1 milhão em partida perfeita de game (Foto: Divulgação) |
O professor de música norte-americano Brian Kingrey foi o primeiro a ganhar US$ 1 milhão ao ter conseguido fazer uma "partida perfeita" no game de beisebol "MLB 2K11". Jogando com os Philadelphia Phillies, ele não errou arremessos e rebatidas para ganhar a promoção.
"Não sou fã de jogos de esporte, mas gosto de competição. Quando soube do concurso, comecei a treinar todos os dias", disse Kingrey em entrevista ao site Yahoo Games. Ele afirma ter praticado cerca de cinco horas por dia e ter estudado estatísticas de arremessos e de rebatidas dos atletas presentes no jogo.
Kingrey conseguiu a partida perfeita apenas duas horas depois da abertura da competição, em 1º de abril (o concurso seria realizado até o final de setembro), e em sua terceira tentativa.
A produtora do simulador, a 2K Games, criou uma promoção que premiaria o jogador que conseguisse fazer uma partida perfeita, seguindo algumas regras da empresa. O gamer era obrigado a entrar no modo da competição dentro do game, não substituir nenhum jogador, não usar ajuda do técnico e não deixar o adversário conquistar uma base, por exemplo. Os vídeos da partida deveriam ser enviados para a produtora, que iria avaliar sua veracidade.
Com US$ 1 milhão, o professor afirma que irá terminar de pagar sua casa, carro e outras dívidas.
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Cena de 'MLB 2K11', game de beisebol para os consoles (Foto: Divulgação) |
Asus apresenta aparelho que integra smartphone a tablet
Dispositivo foi exibido em abertura do evento Computex, em Taiwan.
Especificações podem ser alteradas antes da chegada oficial ao mercado.
Do G1, em São Paulo
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A fabricante Asus apresentou na feira Computex, em Taiwan, o Padfone, smartphone com tela de 4,3 polegadas que se acopla a um tablet de 10,1 polegadas rodando o sistema operacional Android. Uma vez que o aparelho é inserido no tablet é possível tirar fotos e visualizar o conteúdo do telefone com tela maior. A autonomia da bateria também aumenta com uma célula extra incluída no equipamento. (Foto: Reprodução/Engadget) |
Netbook que roda o sistema Meego será lançado por US$ 200
Aparelho tem tela de 10,1 polegadas e menos de 18 mm de espessura.
'Eee PC X101' foi exibido em abertura do evento Computex, em Taiwan.
Do G1, em São Paulo
A Asus apresentou nesta segunda-feira (30) o Eee PC X101, um novo netbook com tela de 10,1 polegadas e apenas 17,6 milímetros de espessura e pesa menos de 950 g. Sey teclado é qwerty e vem equipado com o processador Atom N435 da Intel.
Ele conta ainda com Wi-Fi e o sistema operacional Meego e suporte a ampla gama de serviços de redes sociais e uma série de ferramentas de produtividade embutido. Outro modelo exibido na feira Computex, em Taiwan, foi o X101H, que tem as mesmas características, mas vem com um disco rígido híbrido e opção para rodar o Windows 7 ou Meego.
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Asus Eee PC X101 (Foto: Divulgação) |
Ele conta ainda com Wi-Fi e o sistema operacional Meego e suporte a ampla gama de serviços de redes sociais e uma série de ferramentas de produtividade embutido. Outro modelo exibido na feira Computex, em Taiwan, foi o X101H, que tem as mesmas características, mas vem com um disco rígido híbrido e opção para rodar o Windows 7 ou Meego.
Projeto do exército dos EUA usará videogame para treinar soldados
'Dismounted Soldier Training System' custará cerca de US$ 57 milhões.
Mundo virtual utiliza motor gráfico de game de tiro 'Crysis 2'.
Do G1, em São Paulo
O motor gráfico CryEngine 3, da desenvolvedora Crytek, utilizado para criar o mundo virtual do game de tiro em primeira pessoa "Crysis 2", será utilizado em um projeto de US$ 57 milhões do exército dos Estados Unidos para treinar soldados.
Chamado de "Dismounted Soldier Training System" (DSTS), sistema de treinamento de soldado desarmado, em português, o sistema apresenta um mundo virtual criado exclusivamente para dar aos soldados uma experiência no videogame que seja o mais próximo da que eles irão encontrar em um confronto real. Assim, o exército acredita estar treinando os combatentes com maior eficácia.
A expectativa é que o DSTS entre em funcionamento em 2012, com espaço para treinar 100 unidades.
Chamado de "Dismounted Soldier Training System" (DSTS), sistema de treinamento de soldado desarmado, em português, o sistema apresenta um mundo virtual criado exclusivamente para dar aos soldados uma experiência no videogame que seja o mais próximo da que eles irão encontrar em um confronto real. Assim, o exército acredita estar treinando os combatentes com maior eficácia.
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Cena do game de treinamento de soldados do exército dos EUA 'DSTS' (Foto: Divulgação) |
No treinamento, os soldados utilizam um colete e um capacete equipados com sensores, câmeras e dispositivos de vibração, além de ficarem em um tapete especial. O jogo é visualizado por meio de óculos de realidade virtual. Desse modo, eles entram em diversos tipos de missão, desde em terra quanto no ar ou no mar, combatendo durante a noite contra diversos tipos de inimigos, por exemplo. O sistema ainda usará veículos como tanques, carros e aviões.
A expectativa é que o DSTS entre em funcionamento em 2012, com espaço para treinar 100 unidades.
Brasileiro de 71 anos cria rede social para empresas
Pierre Grossmann lançou o site Yes, I Can Do B2B.
Rede faz sugestões de possíveis parceiros de negócio.
Mark Zuckerberg criou o Facebook com 19 anos. Reid Hoffman tinha 35 anos quando ajudou a fundar o LinkedIn. Mas o brasileiro Pierre Grossmann prova que se aventurar no mercado de redes sociais não é exclusividade dos jovens. Aos 71 anos, ele acaba de inaugurar a "Yes, I Can Do B2B", ferramenta on-line para a interação de empresas que desejam fechar negócios.
Com seu smartphone a postos rodando o sistema operacional Android, do Google, e um iPad, da Apple, à sua frente, Grossmann não se intimida pela concorrência no setor, que tem crescido exponencialmente.
"Essa ferramenta vai muito além do Google e faz o que nenhuma outra rede social faz. Ela pode conectar um chinês a um brasileiro e fazê-los fecharem negócios", disse à Reuters.
O site disponibiliza um banco de dados de 500 mil nomenclaturas de produtos e serviços, seguindo normas técnicas internacionais. A empresa encontra na biblioteca os produtos que oferece e os que procura, e pode registrar no site seu catálogo, dando a ele maior visibilidade.
"Percebi que 99% dos empresários tinha dificuldade de fazer pesquisas por desconhecer o nome oficial de seus produtos", afirmou Grossmann, que também fundou uma empresa de banco de dados sobre normas técnicas pioneira no uso da internet no Brasil na década dos anos 1990, a EasyNet. Ele nunca parou de usar a web e hoje se comunica com os netos pelo Twitter, além de ter uma conta no Skype.
Pesquisa refinada
A Yes, I Can Do B2B disponibiliza uma lista de produtos e serviços existentes divididos por áreas. O usuário vai refinando a pesquisa até encontrar o produto oferecido ou buscado com sua tradução em inglês.
Em 2006, Grossmann já havia criado um site que permitia a empresas encontrar o termo exato para descrever seus produtos. Porém, percebeu que não estava oferecendo de fato o que seus clientes precisavam. "Me dei conta de que, no fim do dia, o que o empresário quer é vender", afirmou. "Existem mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, e o que elas querem é encontrar clientes".
Assim, Grossmann lançou na semana passada a rede social, pela qual será possível fechar negócios em tempo real por meio de um chat e da ferramenta de pagamentos on-line PayPal. Apesar de ter lançado a rede em português e inglês há pouco tempo, o site já está sendo traduzido para versões em espanhol, italiano e chinês simplificado, entre outros idiomas.
Grossmann não soube precisar o valor aportado na rede social. Segundo ele, a Yes, I Can Do B2B é resultado de investimentos feitos ao longo dos últimos anos em seus negócios relacionados, exigindo cerca de US$ 20 mil mensais.
A inscrição na rede social é gratuita. Para que a empresa cadastre seu catálogo de produtos, o que efetivamente permitirá o fechamento de negócios pelo site, será cobrada uma anuidade de 200 dólares. Outra fonte de receita da Yes, I Can Do B2B deverá ser a publicidade.
Com seu smartphone a postos rodando o sistema operacional Android, do Google, e um iPad, da Apple, à sua frente, Grossmann não se intimida pela concorrência no setor, que tem crescido exponencialmente.
"Essa ferramenta vai muito além do Google e faz o que nenhuma outra rede social faz. Ela pode conectar um chinês a um brasileiro e fazê-los fecharem negócios", disse à Reuters.
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Rede social Grossmann foi lançada apenas em português e inglês, mas já está recebendo tradução para outros idiomas (Foto: Reprodução) |
A Yes, I Can Do B2B é um ambiente on-line que proporciona o encontro entre empresas, indústrias e prestadoras de serviços, que vão desde os setores financeiro e de commodities até os de mineração, telecomunicações e aeronáutica. Cruzando as informações de oferta e procura de cada cadastrado, a rede faz sugestões de possíveis parceiros de negócio.
O site disponibiliza um banco de dados de 500 mil nomenclaturas de produtos e serviços, seguindo normas técnicas internacionais. A empresa encontra na biblioteca os produtos que oferece e os que procura, e pode registrar no site seu catálogo, dando a ele maior visibilidade.
"Percebi que 99% dos empresários tinha dificuldade de fazer pesquisas por desconhecer o nome oficial de seus produtos", afirmou Grossmann, que também fundou uma empresa de banco de dados sobre normas técnicas pioneira no uso da internet no Brasil na década dos anos 1990, a EasyNet. Ele nunca parou de usar a web e hoje se comunica com os netos pelo Twitter, além de ter uma conta no Skype.
Pesquisa refinada
A Yes, I Can Do B2B disponibiliza uma lista de produtos e serviços existentes divididos por áreas. O usuário vai refinando a pesquisa até encontrar o produto oferecido ou buscado com sua tradução em inglês.
Em 2006, Grossmann já havia criado um site que permitia a empresas encontrar o termo exato para descrever seus produtos. Porém, percebeu que não estava oferecendo de fato o que seus clientes precisavam. "Me dei conta de que, no fim do dia, o que o empresário quer é vender", afirmou. "Existem mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, e o que elas querem é encontrar clientes".
Assim, Grossmann lançou na semana passada a rede social, pela qual será possível fechar negócios em tempo real por meio de um chat e da ferramenta de pagamentos on-line PayPal. Apesar de ter lançado a rede em português e inglês há pouco tempo, o site já está sendo traduzido para versões em espanhol, italiano e chinês simplificado, entre outros idiomas.
Grossmann não soube precisar o valor aportado na rede social. Segundo ele, a Yes, I Can Do B2B é resultado de investimentos feitos ao longo dos últimos anos em seus negócios relacionados, exigindo cerca de US$ 20 mil mensais.
A inscrição na rede social é gratuita. Para que a empresa cadastre seu catálogo de produtos, o que efetivamente permitirá o fechamento de negócios pelo site, será cobrada uma anuidade de 200 dólares. Outra fonte de receita da Yes, I Can Do B2B deverá ser a publicidade.
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