Sem multa na madrugada de BH

Decisão é retroativa ao último dia 27, quando aparelhos começaram operar
TÂMARA TEIXEIRA
FOTO: LEO FONTES 24.6.11
Os 23 radares com detector de avanço de sinal deixaram de multar os motoristas na madrugada de Belo Horizonte. Desde ontem, as infrações cometidas no período entre 0h e 5h não são mais consideradas pela Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Os 23 equipamentos começaram a funcionar no último dia 27.
Cinco dos semáforos equipados com os radares serão desligados e ficarão piscando com a luz amarela no período de trégua aos motoristas. Os outros 18, localizados em cruzamentos perigosos, irão funcionar normalmente, mas também não terão as infrações registradas.
A empresa recuou depois do questionamento da população em relação aos riscos que muitos motoristas passariam a correr ao ficarem parados nos semáforos. Numa entrevista coletiva, ontem à tarde, o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, disse que as multas registradas desde que os equipamentos começaram a operar não serão enviadas aos motoristas. Ele não informou quantas infrações foram registradas desde a última semana. De acordo com a empresa, só em 2009, ocorreram 979 acidentes na madrugada, na capital.
O presidente da BHTrans explicou que, mesmo com a trégua na madrugada, os motoristas que passarem pelo sinais vermelho serão fotografados. Segundo Cesar, os equipamentos não serão desligados para que a BHTrans tenha estatísticas das ocorrências.
O presidente da empresa é taxativo ao dizer que a medida não significa uma recomendação para que os motoristas avancem os semáforos. "As pessoas têm que obedecer o sinal. Na minha percepção, a maior parte dos motoristas não avança por medo da violência, mas simplesmente por avançar", disse.
Fiscalização. Apesar da medida, o pacote de radares da prefeitura, que só neste ano colocou 78 equipamentos nas ruas, será ampliado. Segundo a BHTrans, até o fim do ano outros 27 radares que flagram os avanços de sinal serão instalados.
Para o especialista em trânsito Silvestre Andrade, os aparelhos são necessários para reduzir o número de acidentes. "As pessoas respeitam mais as regras quando mexem no bolso delas".

Semáforo

Os 23 radares continuam multando normalmente no restante do dia. O avanço de sinal vermelho é considerado infração gravíssima. O condutor acumula sete pontos na carteira e ainda é multado em R$ 191.

Saiba mais
Os radares de BH

Radares fixos. A capital tem atualmente 50 detectores de excesso de velocidade (pardais) em operação nos principais corredores da cidade.
Radar-surpresa. Um equipamento colocado em um Doblò, que circula pelas ruas da cidade, registra o excesso de velocidade dos condutores desde o início de junho. Outros dois dispositivos entrarão em operação nas próximas semanas. Segundo a BHTrans, eles ainda precisam ser aferidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Busway. Quatro radares passaram a flagrar, em junho, os motoristas que trafegam pela pista exclusiva de ônibus na avenida Nossa Senhora do Carmo. Outros oito estão previstos para serem instalados nas busway das avenidas Cristiano Machado e Antônio Carlos. A instalação ainda depende de obras, o que deve ocorrer só em 2012.