Grande final do 'Arraial de Belô 2011' será em julho na Praça da Estação

Mais de 60 grupos e 3 mil quadrilheiros dão brilho às danças.
Festança é realizada há 33 anos pela prefeitura da cidade.

Do G1 MG
Quadrilheiros animam o arrasta-pé  em Belo Horizonte. (Foto: Divulgação/Belotur)
Quadrilheiros animam o arrasta-pé em Belo Horizonte. (Foto: Robson Vasconcelos)
O arrasta-pé em Belo Horizonte já começou nas nove regionais da cidade. É o Arraial de Belô 2011. A festa é realizada há 33 anos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, em parceria com a União Junina Mineira. A grande festa será nos dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça da Estação, quando as melhores quadrilhas da cidade se apresentarão a uma comissão julgadora. Elas vão concorrer a uma premiação especial em dinheiro e troféu, e, de acordo com as notas do júri, poderão subir ou descer de categoria.
Mais de 60 grupos de quadrilhas e 3 mil integrantes dão brilho à festa. O público, moradores e turistas se divertem e se encantam com as coloridas roupas e coreografias, shows com participações especiais de artistas, quiosques gastronômicos e uma decoração típica.
No dia 4 de junho, para abrir o Arraial de Belo 2011, um cortejo com carroças, noivo, noiva e quadrilheiros percorreu a Avenida Afonso Pena, no Centro da capital, cantando e dançando em direção à Praça da Estação. A partir do dia 17 de junho, serão feitas as apresentações de quadrilhas nos bairros por meio do Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas – Grupo de Acesso, em que as regionais disputarão uma vaga na Grande Festa.
Em julho, também haverá o Festival Estadual de Quadrilhas, que se realizará nos dias 2 e 3 nas regionais Norte e Nordeste.

Campeã de 2010

A quadrilha Feijão Queimado, do bairro Itatiaia, na Região da Pampulha, foi a campeã do Grupo A do Arraial de Belô 2010, e venceu com 99,7 pontos. O título de vice-campeã ficou com a São Gererê, do bairro São Geraldo, Região Leste (98,4 pontos).
A agremiação Forró de Minas, do bairro Jardim América, Região Oeste, foi classificada em terceiro lugar (97,2 pontos). A quarta colocada foi a Capão da Mandioca, do bairro Sarandi, Regional Norte (97 pontos).

Origem

Existem várias explicações para o termo festa junina. Alguns dizem que junina vem de junho e outros consideram que a palavra originou-se de Joanina, homenagem a São João. Há, ainda, a versão de que o nome é uma referência a Dom João VI, uma vez que a festança foi introduzida no Brasil com a chegada da família real portuguesa.

Santos

A festa junina é a segunda maior festa comemorada no Brasil depois do carnaval. É um evento de celebração a três santos católicos: Santo Antônio, considerado ser casamenteiro e protetor do amor e que tem o dia festejado nesta segunda-feira (13); Santo João, protetor dos casados e enfermos, comemorado no dia 24 de junho; e São Pedro, protetor da viúvas e daquelas que não querem se casar de novo, no dia 29.

Bandeirolas

As bandeirolas surgiram porque os três santos homenageados na festa junina tinham suas imagens pregadas em bandeiras coloridas e imersas em água: a famosa lavagem dos santos. Assim, acreditava-se que as bandeiras e as pessoas que se molhavam com elas eram purificadas. Com o passar dos anos, surgiram as bandeirolas menores, que traziam o mesmo significado de purificar o ambiente da festa.

Da Europa para o Brasil

A quadrille foi uma dança francesa que surgiu em Paris no século XVIII. Chegou ao Brasil com os portugueses, na época do Brasil Colônia. Atualmente, a quadrilha é parte das comemorações juninas.
Para acessar as fotos do Arraial de Belo 2010 - Grupo A, acesse aqui.

Serviço:
Arraial de Belô 2011
Concursos nas regionais: 17 de junho
Festival Estadual de Quadrilhas Juninas/Julinas: 2 e 3 de julho
Grande Festa na Praça da Estação: 8, 9 e 10 de julho