Kit 'Powerline' transforma o circuito elétrico em rede de dados.
Solução dispensa novo cabeamento em casas e apartamentos.
![]() |
Kit 'Powerline TP-Link' (dir.) permite acessar a internet pela rede elétrica (Foto: Gabriel dos Anjos/G1) |
A Unicoba, empresa que atua no mercado tecnologia, apresentou na feira Eletrolar Show 2011 o kit Powerline TP-Link que transforma o circuito elétrico em uma rede de dados através de adaptadores conectados em diferentes tomadas. Ligado a um roteador, fornece acesso a internet em qualquer lugar da residência.
Vendido aos pares, os dispositivos são simples de usar, bastando conectar o primeiro na tomada e ao roteador sem fio, por exemplo. Já a segunda unidade pode ficar em outra tomada de qualquer cômodo ou andar da residência.
O Powerline possui criptografia para garantia a segurança dos dados trafegados e ainda suporta velocidade de até 200 Mbps, suficiente para assistir vídeos em alta definição. Possui, também, o recurso de QoS (Qualidade do Serviço, na sigla em inglês) que garante a largura de banda necessária para aplicações como voz, vídeo e jogos on-line.
Vários dispositivos podem ser beneficiar do recurso, tais como câmeras IP, servidores de impressão e access points. Com lançamento oficial no Brasil previsto para outubro, o produto chegará pelo preço sugerido de R$ 250.
![]() |
Kit Powerline TP-PA211 tem QoS e suporta velocidade de até 200 Mbps (Foto: Divulgação) |