Antigo nome reacendeu debate do 'culto à Apple'.
Livro chega às livrarias em 6 de março de 2012.
![]() |
'iSteve: o livro de Jobs': nome quase bíblico para marca quase religiosa (Foto: Divulgação) |
A primeira biografia oficial do fundador da Apple, Steve Jobs, que recebeu seu apoio e cooperação, teve o seu título alterado. Antes chamada de "iSteve: o livro de Jobs", a publicação agora será intitulada “Steve Jobs por Walter Isaacson”.
O primeiro nome foi escolhido pelo departamento de publicidade da editora Simon & Schuster. No entanto, conforme a rede CNN, o autor da biografia, Walter Isaacson, não tinha certeza sobre o título, e resolveu mudá-lo para algo mais simples.
A alteração também pode ter ocorrido devido à polêmica gerada pelo primeiro subtítulo. "iSteve: o livro de Jobs", remete ao texto bíblico de Jó, descendente de Abraão e figura importante do judaísmo e das religiões cristãs. Em inglês, a diferença é de uma letra, de "The Book of Job" para "The Book of Jobs".
Dado o histórico da relação entre a Apple e seus fãs, o trocadilho serviu como confissão: o culto à marca é, sim, encarado pela empresa como uma religião. Além disso, essa não seria a primeira vez que a Apple faz piada da semelhança entre o comportamento de seus consumidores com os praticantes de uma fé.
A biografia oficial de Jobs está programada para chegar às livrarias em 6 de março de 2012 e já está disponível para pré-venda no site da Amazon.
O primeiro nome foi escolhido pelo departamento de publicidade da editora Simon & Schuster. No entanto, conforme a rede CNN, o autor da biografia, Walter Isaacson, não tinha certeza sobre o título, e resolveu mudá-lo para algo mais simples.
A alteração também pode ter ocorrido devido à polêmica gerada pelo primeiro subtítulo. "iSteve: o livro de Jobs", remete ao texto bíblico de Jó, descendente de Abraão e figura importante do judaísmo e das religiões cristãs. Em inglês, a diferença é de uma letra, de "The Book of Job" para "The Book of Jobs".
Dado o histórico da relação entre a Apple e seus fãs, o trocadilho serviu como confissão: o culto à marca é, sim, encarado pela empresa como uma religião. Além disso, essa não seria a primeira vez que a Apple faz piada da semelhança entre o comportamento de seus consumidores com os praticantes de uma fé.
A biografia oficial de Jobs está programada para chegar às livrarias em 6 de março de 2012 e já está disponível para pré-venda no site da Amazon.