Companhia continua perdendo mercado nos Estados Unidos.
Fabricante do BlackBerry anunciou forte queda no lucro trimestral.
![]() |
Em agosto, a RIM revelou duas novas versões do BlackBerry Torch (Foto: Divulgação) |
No final da quinta (15), a empresa – fabricante do BlackBerry – anunciou forte queda no lucro trimestral e revelou números ruins para o trimestre em curso. A companhia ainda informou que deve ficar perto do extremo mais baixo de sua projeção anual, que já havia sido reduzida.
“A perda de participação no mercado norte-americano persiste, e acreditamos que essa tendência esteja começando a se espalhar pelos mercados internacionais. Já existem sinais de desaceleração no Reino Unido”, escreveu o analista Pierre Ferragu, da Sanford C Bernstein, em nota aos clientes.
Os executivos da RIM continuam “em negação gritante” às evidências de perda de mercado, segundo Ferragu, que acredita que as projeções da empresa para o terceiro trimestre fiscal e o ano ainda parecem “irrealistas”.
“Os copresidentes (da RIM) não reconhecem o fracasso do tablet PlayBook e continuam a alardear seus méritos em termos de segurança”, disse, apontando que os embarques do aparelho caíram de 500 mil a 200 mil unidades em um trimestre.
Mike Lazaridis, um dos copresidentes executivos da RIM, declarou, em conversa com analistas, que estava confiante de que a empresa retomaria o crescimento no terceiro trimestre, enquanto o copresidente Jim Balsillie prometeu uma atualização de software que designou como PlayBook 2.0.
Mas o analista Kris Thompson, do National Bank, definiu o PlayBook como “nada menos que um desastre”, e afirmou que agora a RIM precisa gastar dinheiro para promover suas vendas.