Participação da RIM cai mais rápido do que o esperado, dizem analistas

Companhia continua perdendo mercado nos Estados Unidos.
Fabricante do BlackBerry anunciou forte queda no lucro trimestral.

Da Reuters 
 
Research in Motion revelou duas novas versões do BlackBerry Torch  (Foto: Divulgação)
Em agosto, a RIM revelou duas novas
versões do BlackBerry Torch (Foto: Divulgação)
A Research In Motion está perdendo mercado muito mais rápido que o esperado diante das rivais Apple e Google, alertaram analistas nesta sexta-feira (16). As ações da companhia nos Estados Unidos desabavam cerca de 20% perto das 11h (horário de Brasília).

No final da quinta (15), a empresa – fabricante do BlackBerry – anunciou forte queda no lucro trimestral e revelou números ruins para o trimestre em curso. A companhia ainda informou que deve ficar perto do extremo mais baixo de sua projeção anual, que já havia sido reduzida.

“A perda de participação no mercado norte-americano persiste, e acreditamos que essa tendência esteja começando a se espalhar pelos mercados internacionais. Já existem sinais de desaceleração no Reino Unido”, escreveu o analista Pierre Ferragu, da Sanford C Bernstein, em nota aos clientes.

Os executivos da RIM continuam “em negação gritante” às evidências de perda de mercado, segundo Ferragu, que acredita que as projeções da empresa para o terceiro trimestre fiscal e o ano ainda parecem “irrealistas”.

“Os copresidentes (da RIM) não reconhecem o fracasso do tablet PlayBook e continuam a alardear seus méritos em termos de segurança”, disse, apontando que os embarques do aparelho caíram de 500 mil a 200 mil unidades em um trimestre.

Mike Lazaridis, um dos copresidentes executivos da RIM, declarou, em conversa com analistas, que estava confiante de que a empresa retomaria o crescimento no terceiro trimestre, enquanto o copresidente Jim Balsillie prometeu uma atualização de software que designou como PlayBook 2.0.

Mas o analista Kris Thompson, do National Bank, definiu o PlayBook como “nada menos que um desastre”, e afirmou que agora a RIM precisa gastar dinheiro para promover suas vendas.