Justiça suspende decisão que tirava jogos de brasileira de redes sociais

Vostu conseguiu liminar para manter 'MegCity' no Facebook e Orkut.
Zynga, de 'Cityville', entrou com ação judicial contra a empresa no Brasil.

Do G1, em São Paulo 
 
Farmville (Foto: Divulgação)
Criadora do 'Farmville' processa brasileira Vostu
por violação de direitos autorais (Foto: Divulgação)
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu a decisão que obrigava a brasileira Vostu a tirar do Orkut e do Facebook os jogos sociais "MegaCity" e "Café Mania". A decisão beneficava a americana Zynga, criadora dos jogos "Farmville" e "Cityville".
A suspensão anula o efeito de liminar concedida no dia 4 à favor da Zynga.
"O risco maior, por ora a ponderar, não é o de persistência da disponibilização no mercado de um produto há mais de ano utilizado por uma grande massa de consumidores (...), mas sim, ao contrário, a repentina retirada dos jogos da rede social", afirma a decisão.
No dia 3, a Zynga entrou com um processo no Brasil contra a Vostu por violação de direitos autorais de games e concorrência desleal com base na cópia de quatro jogos da Zynga feita pela Vostu.
Procurada pelo G1, a  Vostu afirmou que os jogos seguirão "inalterados" e que os jogadores brasileiros não têm "qualquer motivo para preocupação". A companhia afirmou ainda que "está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa".
Em e-mail enviado ao G1, o conselheiro geral da Zynga, Reggie Davis, disse que "inspirar-se os jogos da Zynga é uma coisa, copiar partes fundamentais do produto, sua estratégia de negócio, marcas, entre outros quesitos é muito diferente". Ele termina, dizendo que a Zynga "reconhece a Vostu como uma empresa de games sociais, mas que a tentativa de violar os direitos autorais é contra a lei".
 
O processo é similar ao aberto contra a Vostu nos Estados Unidos. A Zynga alega que foi copiada em ideias, conceitos, modelo de negócios, design e até em erros dos games.
De acordo com o site TechCrunch, a Zynga, no processo registrado em uma corte da Califórnia, nos EUA, mostra imagens que comparam os games que estão no Facebook e no Orkut das duas empresas. A produtora de games de sucesso nas redes sociais também já enfrentou processos similares, mas alega que até um erro de "Cityville", em que construções gobvernamentais não precisam estar próximas das ruas para funcionar, está em "MegaCity".
A Vostu, em comunicado, disse que a ação não tem fundamento. "A empresa litigiosa dos EUA é conhecida por suas táticas legais agressivas e não causa nenhum impacto sobre o nosso compromisso e serviços para com os nossos usuários. Pelo contrário, enquanto nosso concorrente se preocupa em brincar de jogos jurídicos, a Vostu continuará direcionando seus recursos e esforços para criar jogos que entretêm e divertem milhões de fiéis usuários no Brasil".
A Vostu, após o processo da Zynga, afirma que "entrou com réplica judicial ao processo em resposta ao processo anterior" conta a companhia. "No novo processo, a Vostu mostra que diversos games de diferentes desenvolvedores, possuem layout semelhante" aos vistos em jogos criados pela Zynga.
Em um DVD que faz parte do processo, e que teve imagens divulgadas na internet, a Zynga faz um comparativo entre "Cityville" e "MegaCity". A empresa pede que os games da Vostu sejam retirados do ar.
Vostu e Zynga desenvolvem games para redes sociais como o Facebook e o Orkut. Segundo o jornal "The New York Times", a Zynga, com "Farmville" e "Cityville" é líder do segmento no Facebook, enquanto a Vostu, com "MegaCity" e "Mini Fazenda" tem 35 milhões de usuários no Brasil, sendo 25 milhões apenas no Orkut.
Zynga comparou imagens de seus games com os da Vostu em DVD enviado à corte federal da Califórnia (Foto: Reprodução)
Zynga comparou imagens de seus games com os da Vostu em DVD enviado à corte federal da Califórnia (Foto: Reprodução)