IBM lança servidor usado em supercomputador

 

SÃO PAULO - A IBM colocou no mercado os servidores POWER7, utilizados no supercomputador Watson, vencedor do quiz show Jeopardy!.
De acordo com a IBM, os novos blades possuem “desempenho 60% maior; duas vezes o número de núcleos; ocupam o mesmo espaço e têm a mesma utilização de energia que os modelos anteriores”.
 
Os novos Power blades e servidores atualizados Power oferecem aos usuários altos níveis de virtualização e consolidação, o que pode levar a uma melhor relação preço/desempenho, maior eficiência energética e menor espaço de utilização em data centers.
"Os investimentos da IBM em servidores de carga de trabalho otimizada têm sido constantes. Apenas dois meses após a demonstração do futuro da computação com o Watson e suas avançadas capacidades analíticas e de aprendizagem, conseguimos lançar comercialmente uma versão avançada com alto poder de processamento”, afirmou em nota Aníbal Strianese, gerente de POWER Systems da IBM Brasil.
Em fevereiro deste ano, o supercomputador Watson superou dois homens em um concurso de perguntas e respostas da TV americana.
Para isso, o supercomputador precisou interpretar a linguagem humana e devolver respostas em um curto espaço de tempo. Em seu sistema, o Watson utiliza um algoritmo chamado de DeepQ, que processa informações alocadas em vários servidores de forma massiva e paralela.
Para o programa, o DeepO combinou mais de 100 técnicas diferentes para analisar a linguagem natural, identificar fontes, gerar hipóteses e encontrar provas e respostas.