Softwares com conteúdo educacional são apresentados em feira em SP.
Programas permitem que aluno manipule virtualmente esqueleto humano.
Com um clique, o aluno mistura sódio e água no laboratório reproduzido na tela do computador. O experimento resulta numa explosão, virtual, e está dada mais uma lição sobre reações químicas. Com um toque, o professor manipula o sistema solar projetado na tela: muda planetas de posição, aproxima e afasta estrelas e verifica a sombra projetada pelo sol. Depois, com óculos especiais, o estudante faz uma incursão pelo aparelho digestivo humano. Enxerga, com profundidade, estômago e intestinos e ouve explicações sobre o funcionamento desses órgãos.
As experiências são possibilitadas por softwares apresentados na feira Educar 2011, realizada em São Paulo. Os recursos prometem motivar alunos e professores e modificar a forma de aprendizagem na sala de aula.
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Programa permite observar esqueleto humano em três dimensões (Foto: Maria Angélica Oliveira/G1) |
“Um dos objetivos é criar um ambiente atrativo e motivador para professores e alunos. Muitos anos atrás, meu pai teve o mesmo tipo de aula que eu tive, talvez que você tenha tido e que nossos filhos estejam tendo”, afirma Luís Carlos de Carvalho, diretor-executivo da Total Educacional, empresa que está distribuindo no Brasil a “Sala de Aprendizagem Interativa 3D”, um software fabricado na Índia com conteúdos de matemática, física, química e biologia.
O programa tem vídeos, textos, simulações interativas, laboratórios virtuais, testes e links para internet, chamados “objetos de aprendizagem”. O material é em inglês e logo ganhará uma versão em português. Pode ser usado a partir das séries finais do ensino fundamental, no ensino médio, profissionalizante e na educação de jovens e adultos.
“Com um objeto de aprendizagem de três, quatro ou cinco minutos, o professor consegue fazer a explanação de determinado assunto que ele levaria 50 minutos ou duas aulas de 50 minutos para fazer como cálculos de área e de volume”, argumenta Carvalho.
O apelo gerado pela popularização do cinema 3D surte efeito. No primeiro dia de feira, segundo Carvalho, seis escolas fecharam negócio para comprar o software.
“Quando a gente fala com um diretor de uma escola, tem o viés pedagógico que é extremamente interessante: você está levando para sala de aula ferramentas que o professor até então não tinha. Esse é um aspecto. E do ponto de vista de marketing, as escolas precisam atrair novos alunos e reter os alunos atuais.”
Antes mesmo que o 3D virasse “febre” nas produções de Hollywood, já havia quem pensasse em usá-lo na sala de aula. Produzidos no Brasil, os softwares da empresa P3D estão no mercado há cinco anos. São exportados para cerca de 20 países.
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Izabel Ramos observa programa que reproduz ambiente de um laboratório (Foto: Maria Angélica Oliveira/G1) |
“Há cinco anos, isso era novidade. Agora, está virando necessidade”, afirma Jane Vieira, representante da empresa. Os programas usam 3D em “aquário”, ou seja, numa tela, e 3D com estereoscopia, com o uso de óculos especiais. Nos dois, é possível manipular o conteúdo, ou seja, mudar um objeto de posição, girar, afastar, aproximar etc. O programa é vendido para escolas sob forma de uma "licença de uso" que custa em torno de R$ 1,5 mil por mês.
Outro recurso disponível para as escolas é o laboratório virtual, um software que reproduz o ambiente físico de um laboratório real. A animação mostra mesas, equipamentos e substâncias armazenadas. Algumas funções do programa se assemelham a um “game”, permitindo que o aluno escolha uma experiência dentre as que já estão prontas ou crie a sua própria. Também é possível dissecar animais e ver vídeos de experiências reais, como o protozoário que causa a doença de Chagas.
“A gente precisa quebrar um pouco o fato de que computador é pra jogar. Muitas escolas não têm laboratório e, levando o visual, é possível tirar algo do imaginário e passar para o concreto”, opina Izabel Lemos Ramos, coordenadora de tecnologia educacional do colégio Villa-Lobos, em Salvador (BA). Uma das visitantes da feira, ela assistiu a uma apresentação do Laboratório Virtual de Aprendizagem, lançado pela Pearson.
Izabel conta que já utiliza simuladores e ambientes virtuais para o ensino em sala de aula. Segundo ela, muitos softwares livres e materiais de apoio podem ser encontrados no site do Ministério da Educação. “Eu vejo os meninos acharem bacana. Fica mais fácil para associarem o conteúdo”, diz.
18ª Educar - Feira e Congresso Internacional de Educação
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rod. dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo.
Data: de 18 a 21 de maio
Horários: quarta-feiras das 13h às 19h30; quinta-feira das 9h às 19h45; sexta-feira das 9h30 às 18h15; sábado das 9h às 17h30.
Ingressos: a feira é aberta ao público, os seminários requerem inscrição.
18ª Educar - Feira e Congresso Internacional de Educação
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rod. dos Imigrantes Km 1,5 - São Paulo.
Data: de 18 a 21 de maio
Horários: quarta-feiras das 13h às 19h30; quinta-feira das 9h às 19h45; sexta-feira das 9h30 às 18h15; sábado das 9h às 17h30.
Ingressos: a feira é aberta ao público, os seminários requerem inscrição.