Antivírus para celular

Este antivírus para Android inclui funções de backup e recursos para recuperar o celular no caso de perda (Foto: Reprodução) 
Este antivírus para Android inclui funções de
backup e recursos para recuperar o celular
no caso de perda (Foto: Reprodução)

Antivírus para celular
Com o grande aumento no uso dos smartphones, gostaria de saber se já há no mercado antivírus confiáveis para esses telefones, principalmente para o iPhone.
Luiz Otávio Newlands Machado
A coluna abordou esse assunto não faz muito, comentando as soluções já existentes de antivírus para celular. Embora existam softwares de segurança, na maioria dos casos você não precisa deles – muito menos se sua preocupação forem as pragas digitais. Antivírus para celular têm funções agregadas de segurança, como no caso de roubo, por exemplo, que na verdade podem ser as mais interessantes.
Especialmente no caso do iPhone, não adianta instalar um antivírus, porque somente aplicativs autorizados pela Apple podem ser executados no aparelho. O que existe de software de segurança para iPhone normalmente é para o mercado empresarial e destinado ao chamado mercado de “compliance” – quando as empresas precisa atender certas normas de segurança que exigem monitoramento de todos os dispositivos eletrônicos.
A plataforma de celular mais atacada por vírus é o Symbian, usada hoje principalmente pela Nokia, mas que já está caminhando para o abandono, sendo substituída pelo Windows Phone 7. Em seguida, vem o Android, do Google. No entanto, um antivírus não iria ter ajudado nos piores ataques, que tiveram apps maliciosos incluídos no Market – o local oficial para obter apps para o celular.
Vale a pena ter apenas um pouco de cuidado e realizar backups regulares dos dados do seu celular ao invés de ficar buscando uma solução antivírus. Se seu interesse está nas funções agregadas ou você procura um software de monitoramento para sua empresa, porém, já existem soluções de alguns fabricantes.